domingo, 4 de junho de 2017

As melhores e piores tentativas de construir carros voadores

Há décadas, empresas têm perseguido o sonho de construir um carro voador funcional e prático que pode levá-lo ao céu com apenas um clique num botão. Como o primeiro carro voador está agora à venda, veja aqui um conjunto das melhores e piores tentativas de construir um carro voador.


Sky Commuter

Um entusiasta poderia ter comprado o Sky Commuter de 1990 por 67.318€ quando foi leiloado em janeiro de 2015. Foram construídos três protótipos.
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© CESARE BONAZZA/Rex Features


eHang 184

O avião de passageiros chinês está definido para começar as operações no Dubai a partir de julho de 2017, conforme anunciado pelo líder da Agência de Estradas e Transportes da cidade na World Government Summit. Foi revelado na Consumer Electronics Show (CES), no ano passado, que o drone irá servir como um táxi e pode transportar um único passageiro para um tempo de voo de 30 minutos. A sua capacidade máxima de carga é de 100 kg.
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© Stringer/AFP/Getty Images


PAL-V

No dia 13 de fevereiro de 2017, o fabricante de carros voadores PAL-V começou oficialmente as vendas de seus modelos comerciais, Liberty Pioneer e Liberty Sport. O PAL-V Liberty apresenta um design italiano e oferece a sensação de um carro esportivo. Os preços esperados, excluindo impostos, são de 563.966€ para o Liberty Pioneer e 375.664€ para o Liberty Sport.
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© PAL-V


Waterman Arrowbile

Geralmente aceite como o primeiro carro voador a realmente funcionar, o Arrowbile 1937 foi modificado do Arrowplane 'flying wings' sem sucesso projetado por Waldo Waterman.
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© AP Photo


Taylor Aerocar

O carro voador mais bem sucedido com seis exemplares construídos, tudo no final da década de 1940. A criação de Moulton Taylor, um engenheiro americano, o Aerocar é reconhecido como uma máquina voadora eficaz.
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© The Enthusiast Network/Getty Images


AVE Mizar

É a junção de um carro Ford Pinto e Cessna 337 Skymaster. O AVE Mizar voou pela primeira vez em 1973. Infelizmente o projeto falhou quando o designer Henry Smolinski morreu. Um modelo do Mizar estrelou no filme James Bond: The Man With The Golden Gun.
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© Bettmann/CORBIS


Moller Skycar

Paul Moller tem trabalhado desde a década de 1990 para tornar o Skycar em realidade. Mas, até agora, o protótipo só pairava e nunca voou. Alegadamente já foram gastos 100 milhões de dólares neste projeto. Com mais desenvolvimento necessário Moller virou-se para o crowdfunding, até agora sem sucesso.
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© Scott Olson/Getty Images


AeroMobil 3.0

Depois de vinte anos de desenvolvimento, o carro voador AeroMobil pode estar pronto para produção em 2017. Criação do designer eslovaco Stefan Klein, a versão mais recente 3.0 apresenta asas dobráveis, capacidade para duas pessoas e uma velocidade aérea de 199 km/h, mais rápido do que o 159 km/h velocidade de estrada.
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© Leonhard Foeger/Reuters


Southernaire Roadable

O pouco conhecido Roadable foi criado por Ted Hall e planejado para a produção no Texas no final da década de 1940. Mas as dificuldades de produção não permitiram que passasse de um protótipo.
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© CORBIS


Parajet SkyRunner

O Skyrunner mistura engenhosamente o dune-buggy com um parapente para criar um carro voador. Um protótipo voou de Londres para a África, pilotado pelo seu inventor Gilo Cardozo.
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© Simon Dawson/Bloomberg


Terrafugia Transition

Um protótipo do carro da Terrafugia atingiu uma altitude de 1400 pés em testes em 2012, e muitos trabalhos práticos de engenharia foram concluídos desde então.
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© Terrafugia.com/AP Photo


Urban Aeronatics UAV X Hawk

Uma invenção israelita, o X Hawk é destinado a ser uma máquina de busca e resgate enviada para locais muito arriscados para helicópteros. Duas versões estão em desenvolvimento - um drone não tripulado, o AirMule (na foto) e um biplaza com uma velocidade máxima de 249 km/h.
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© Ariel Schalit/AP Photo


Fulton Airphibian

Outro produto dos obcecados por carros voadores dos anos 40, o Airphibian foi construído em torno de uma cabine de alumínio de dois lugares e asas de tecido. Quatro foram construídos e os EUA certificaram um protótipo para voo. Um exemplo restaurado faz parte da Smithsonian Collection.
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© Nara Archives/Rex Features


Créditos: MSN/Photo

"Quanto mais me elevo, menor fico aos olhos de quem não sabe voar." 
- Friedrich Nietzsche -