Lagos normalmente são belos espaços naturais, com águas cristalinas, calmas e com alguns peixes – um ótimo espaço para dar um mergulho. Nem sempre! Geralmente são locais bonitos, existem alguns que apresentam características e formações espantosas. Confira.
Lago de lava de Erta Ale
Um dos lagos mais estranhos do mundo encontra-se no cume do vulcão Erta Ale na Etiópia — um lago de lava derretida que expele constantemente. Isso explica o nome da montanha. Erta Ale significa "montanha do fumo" em Afar.
© Flickr
Lago das águas-vivas em Palau
No coração do Oceano Pacífico, a ilha de Palau na Micronésia abriga um dos lagos mais deslumbrantes do mundo. Nos seis hectares de águas salobras do lago, que no passado era ligado ao oceano, há quase oito milhões de águas-vivas que não oferecem perigo aos seres humanos.
© Wikimedia Commons
Lago Resia
Em 1950, a pequena cidade de Graun, no norte de Itália, foi "engolida" por inundações quando os dois lagos se fundiram, formando um grande lago de 6,5 km2. Desde então, o lago Resia cobriu completamente a antiga cidade. Apenas a enigmática torre do sino continua visível.
© Pixabay
Lago Superior: paraíso dos surfistas
Impossível surfar num lago? O lago Superior no Canadá é tão grande que as ondas acumulam-se e transformam este corpo de água frio num parque de diversões para os surfistas mais entusiastas e ousados.
© Shutterstock
Lago Boiling em Dominica
O segundo maior lago de águas quentes do mundo encontra-se na ilha caribenha de Dominica. As suas águas atingem uma temperatura de 100C graças ao gás carbônico e aos gases sulfúricos que são emitidos através de uma grande cratera.
© Peter Essick/Getty Images
Lago Man Sagar
O Man Sagar é um lago artificial em Jaipur, em Rajastão, na Índia, onde no meio se ergue um palácio encantador — o Jal Mahal ("palácio das águas"). Uma joia arquitetônica que agora é protegida pelo governo, o Jal Mahal não está aberto ao público.
© Wikimedia Commons
Lago Spotted
O lago Spotted, localizado na Columbia Britânica, no oeste do Canadá, é famoso pelos seus grandes poços em tons de azul e verde. Um dos lugares mais estranhos do mundo, este é um lago sagrado para os povos indígenas do Canadá.
© Shutterstock
Pitch Lake
© Pixabay
Laguna Colorada
Localizada no Altiplano boliviano, ao longo da fronteira chilena, este lago de sal surge em tons avermelhados. A sua cor estranha deve-se a sedimentos e a pigmentos de certos micro-organismos encontrados no lago. Os flamingos são elementos comuns na paisagem da Laguna Colorada, contribuindo para o visual peculiar do lugar.
© Shutterstock
Don Juan Pond
É um pequeno lago localizado no vale Wright, na Antártida, que nunca congela apesar das temperaturas geladas da região. O motivo? Um nível de salinidade extremamente elevado. Don Juan Pond tem 18 vezes o conteúdo médio de sal dos oceanos, e mais do que o dobro do Mar Morto. A temperatura do lago já atingiu – 30°C e não congelou.
© Wikimedia Commons
Lago Balkhash
Com uma área de superfície de mais de 15.000 km2, o lago Balkhash é o maior lago do Cazaquistão. Este majestoso "fio" de água é ainda mais impressionante pelo fato das suas águas serem divididas em duas partes por um estreito, tendo água doce no lado oeste e água salgada no lado leste.
© Wikimedia Commons
Os lagos de Kelimutu
© Wikimedia Commons
Lago Nong Han
O lago Nong Han, no norte da Tailândia, tem um encanto mágico — de outubro a março, milhares de flores de lótus rosas crescem, criando uma cobertura floral no topo do lago.
© Shutterstock
Mar Morto
Tecnicamente, o Mar Morto não é um mar, mas um lago salgado, localizado entre Israel e a Jordânia. A água com alto teor de sal permite uma fácil flutuação, além de conter benefícios naturais que tornam a área num destino ideal para quem procura tratamentos termais.
© Shutterstock
Lago Manicouagan
© Universal History Archive/UIG via Getty Images
Fonte: MSN
“Debruçado no lago Narciso, surpreso, se vê amado” ― Eugénia Tabosa ―