domingo, 9 de outubro de 2016

18 Mistérios da história ainda não solucionados


Em várias regiões do globo, existiram momentos na história que se transformaram com o tempo em grandes enígmas. E isso deixa espaço para o mistério e as mais diversas teorias.

Estamos em pleno século XXI e mesmo já se tendo desvendado muitos mistérios, há ainda muitas histórias que nunca chegaram a uma explicação científica aceitável e plausível.

Enquanto a ciência e seus incansáveis pesquisadores não esgotam teorias e hipóteses para tentar encontrar respostas, confira algumas destas histórias.


Atlântida

O tema Atlântida tem dado origem a diferentes interpretações, das céticas às mais fantasiosas. Segundo alguns autores mais céticos, tratar-se-ia de uma metáfora referente a uma catástrofe global (identificada, ou não, com o dilúvio), que teria sido assimilada pelas tradições orais de diversos povos e configurada segundo as suas próprias particularidades culturais.
© Pinterest

Manuscrito Voynich

O manuscrito Voynich é o mais misterioso livro do mundo, é um trabalho enigmático do século XV escrito numa língua desconhecida. É uma mistura da escrita e desenhos de plantas estranhas e retratos que atraiu muitos investigadores.
© Cesar Manso/AFP/Getty Images

Disco de Phaistos

Descoberto pelo italiano Luigi arqueólogo Pernier em 1908 no site palácio-Minoan de Phaistos, o disco é feito de barro e contém símbolos misteriosos que podem representar uma forma desconhecida de hieróglifos. Acredita-se que ele foi projetado em algum momento do segundo milênio aC.
Alguns estudiosos acreditam que os hieróglifos lembram símbolos de A e B, Linear Linear, scripts uma vez usada na antiga Creta. O único problema? Linear A também escapa decifração.
© Wikimedia Commons

Mary Celeste

O Mary Celeste foi um barco mercante americano que foi encontrado à deriva no meio do Oceano Atlântico sem tripulação, a 5 de dezembro de 1872. Nenhum dos tripulantes voltou a ser visto. Teorias sobre o que aconteceu com a tripulação incluem ataques de criaturas do mar profundo, piratas, e até mesmo um motim, mas nenhuma foi provada.
© DeAgostini/Getty Images

A colônia perdida de Roanoke

Roanoke Island, situado ao largo da costa da Carolina do Norte, foi criada em 1587 por colonos ingleses, liderados por John White. Toda a colónia foi abandonada com apenas a palavra "Croatoan". A teoria mais popular é que os colonos fugiram para as ilhas próximas e ficaram com as tribos nativas americanas.
© Bettmann Archive/Getty Images

Mohenjo Daro

A antiga civilização do Vale do Indo surgiu há 4.500 anos e prosperou ao longo das planícies férteis do rio Indus até à civilização entrar em colapso. Mohenjo Daro era desconhecida até 1911, quando arqueólogos visitaram pela primeira vez a cidade. Bem conhecido pelo seu sistema de drenagem, a destruição da cidade ainda permanece um enigma histórico.
elfandarilha
© Nadeem Khawar/Getty Images

Stonehenge

Stonehenge, o monumento pré-histórico que levou cerca de 1.500 anos para ser erguido. Localizado no sul de Inglaterra, é Patrimônio Mundial da UNESCO. A finalidade da construção deste monumento também permanece um mistério. As teorias populares acreditam que se trata de um cemitério para um lugar de cura.
© 400tmax/Getty Images

Rei Artur

Ninguém sabe se o Rei Artur pertence apenas ao folclore celta ou se o lendário governante britânico realmente liderou os britânicos contra os invasores saxões no final do século V ou início do século VI.
© Bettmann Archive/Getty Images

Colapso da idade do bronze

Pouco mais de meio século, todo o Mediterrâneo Oriental e Região do Egeu entrou em colapso de forma violenta. Quase todas as cidades foram destruídas e o colapso cultural dos reinos micénicos trouxe a chamada Idade das Trevas. Os historiadores acreditam que se pode ter devido a desastres naturais.
© Leemage/Corbis via Getty Images

Jack, o estripador

Cinco prostitutas em Londres foram assassinadas em 1888 pelo "Whitechapel Murderer" e, assim, o mistério de Jack, o Estripador surgiu.
© Stefano Bianchetti/Corbis via Getty Images

William Shakespeare

O poeta Inglês ainda continua a assombrar os estudiosos que tentam descobrir como um homem humilde do campo entrou no mundo literário.
© Leemage/Corbis via Getty Images

Sudário de Turim

O Sudário de Turim - um pano de linho com a imagem de um homem é visto como a mortalha de Jesus, o nazareno. O sudário é mantido na Catedral de São João Batista em Turim e ainda permanece um mistério.
© Vincenzo Pinto/AFP/Getty Images

Mecanismo de Anticitera

O mecanismo de Anticitera é um computador analógico antigo, que se acreditava ter sido feito por cientistas gregos no ano 150 ou 100 aC. O computador foi utilizado para prever as posições dos astros e até mesmo de eclipses. Permanece um mistério, porque não foi visto desde o século 14.
© Louisa Gouliamaki/AFP/Getty Images

Área 51

Área 51 é uma instalação remota nos EUA, na Força Aérea, em Nevada. Acredita-se ter sido o local de armazenamento de UFOs acidentados.
© Mark Peterson/Getty Images

Amelia Earhart

Amelia Earhart foi a primeira aviadora americana, do sexo feminino, a voar sozinha sobre o Oceano Atlântico. No entanto, em 1937, enquanto voava sobre o Oceano Pacífico central, perto da Ilha Howland, o avião de Earhart desapareceu misteriosamente. A razão para o seu súbito desaparecimento ainda é desconhecido, apesar de todos os esforços na busca.
© agillen1 cbauer1 historicaluser/AP Images

Peste da Dança

Frau Troffea, um residente de Estrasburgo levou subitamente várias pessoas a dançar na rua, em Julho de 1518. Juntaram-se mais pessoas que começaram a dançar descontroladamente. Dentro de um mês, 400 pessoas estavam dançando na cidade e muitos deles morreram de exaustão e ataques cardíacos. Não se sabe se "A Peste da Dança" de 1518, foi uma doença real ou um fenômeno social de algum tipo.
© Bettmann Archive/Getty Images

Monstro Loch Ness

De acordo com várias lendas, o monstro de Loch Ness, carinhosamente conhecido como Nessie, é uma criatura aquática encontrada na Escócia em 1930. Alguns crentes sugerem que é um animal muito grande que representa uma linha de dinossauros. A "fotografia do cirurgião", que remonta a 1934 acredita-se ser a primeira evidência fotográfica da criatura.
© Uncredited/AP Images

Triângulo das Bermudas

Vários navios e aviões têm desaparecido no Triângulo das Bermudas, que está localizado no Norte do Oceano Atlântico. O mais antigo artigo publicado sobre um desaparecimento foi em The Miami Herald (Associated Press), em 1950. Apesar de vários estudos e pesquisadores terem afirmado que as histórias que giram em torno triângulo do diabo são falsas, continua a ser uma grande peça de mistério geográfica até a data.
© Bettmann Archive/Getty Images


Fontes: MSN, Wikipedia Commons


"A coisa mais bela que o homem pode experimentar é o mistério. É essa emoção fundamental que está na raíz de toda ciência e toda arte."
- Albert Einstein -