Conhecido como "porta de entrada para o submundo" e "portão do inferno" o profundo abismo Batagaika Crater na Sibéria, começou a se formar na década de 1960, quando uma área de floresta foi derrubada: a terra afundou e, em seguida o processo tem-se acelerado devido a temperaturas quentes dos últimos anos. As grandes inundações de 2008 aumentou o tamanho da cratera, que cresce 15 metros a cada ano, segundo publicação do "The Siberian Times". A cratera tem um quilômetro de comprimento e 100 metros de profundidade.
© Alexander Gabyshev porta do inferno
Uma expedição recente foi determinar as camadas do solo. O Professor Julian Murton da Universidade de Sussex (Reino Unido), viajou para o local, 676 quilômetros ao norte de Yakutsk, capital da República de Sakha, e determinou que a idade do solo é de cerca de 200.000 anos.
© Twitter
Amostras de solo também indicam que há milhares de anos o clima na região de Verkhoyansk era como agora ou ainda mais quente, disse Murton. "Este projeto vai permitir-nos a comparação entre dados de sítios semelhantes na Groenlândia, Antártida ou China. Os dados sobre solos antigos e vegetação vai nos ajudar a reconstruir a história da Terra," disse o cientista aos jornalistas russos.
© Instituto de Ecologia Aplicada do Norte, Universidade Federal do Nordeste
"A cratera Batagaika tem um tamanho impressionante, não é coberta, todas as camadas são claramente visíveis e podem ser estudados com rigor", disse Murton, acrescentando que sua equipe também coletará amostras de resíduos de árvores para investigar que tipo de florestas cresceu nesta área.
© Instituto de Ecologia Aplicada do Norte, Universidade Federal do Nordeste
Nos últimos anos, no contexto das mudanças climáticas, devido ao aquecimento, a ravina cresceu por toda a cratera.
© Instituto de Ecologia Aplicada do Norte, Universidade Federal do Nordeste
© Alexander Gabyshev, Research Institute of Applied Ecology of the North
A área é um dos lugares mais frios do planeta, e concorre com Oymyakon, da mesma região, para o título de lugar mais frio habitado do mundo.
“Há mais mistérios entre o Céu e a Terra do que sonha a nossa vã filosofia.”
― William Shakespeare ―