Esta igreja, diferente de tudo que já vimos, foi desenhada pelos arquitetos belgas Pieterjan Gijs e Arnout Van Vaerenbergh e construída em 2011. Foi desenvolvida na sequência do projeto de arte em espaços públicos do Museu de Arte Z33, foi batizado de “Ler Nas Entrelinhas”, numa clara referência à transparência do edifício.
A Igreja Reading Between the Lines, está localizada na província belga de Limburg. O design é inspirado nas várias igrejas da região, através do uso de placas horizontais. Um dos objetivos é chamar a atenção para o grande número de igrejas abandonadas na região.
É composta por 100 camadas de aço empilhadas e 2.000 colunas de chapas de aço, pode ser vista como uma construção totalmente sólida ou transparente dependendo da posição onde nos encontramos. As camadas de aço horizontais criam espaços que permitem aos visitantes ver entre as paredes para o exterior.
Os arquitetos definem o trabalho como “uma intervenção que interage com o seu ambiente” e como “uma investigação sobre os fundamentos da construção em si mesma e o seu impacto sobre o mundo”.
Foto: La Repubblica, 25-02-2013
© Kristof Vrancken/Z33
© Kristof Vrancken/Z33
© Cunal Maugi
© Kristof Vrancken/Z33
© Cunal Maugi
© Cunal Maugi (Por Joana de Sousa Costa. Fotos: Z33)
© Cunal Maugi
© Cunal Maugi
© Cunal Maugi
© Cunal Maugi
© Cunal Maugi
"A igreja é o único lugar onde alguém fala comigo e não tenho de responder"
- Charles de Gaulle -