domingo, 21 de agosto de 2016

14 filmes de terror inspirados em histórias reais


Terror ou Horror é um gênero literário, cinematográfico ou musical, que está sempre muito ligado à fantasia e à ficção especulativa, e é criado com intuito de causar medo, aterrorizar. Também pode ser verificado na pintura, no desenho, na gravura e fotografia. 

Um dos traços definitivos do gênero de terror é que o mesmo provoca uma resposta emocional, psicológica ou física nos leitores que faz com que os mesmos reajam com medo.

Uma das citações mais famosas de Lovecraft em relação ao gênero é: "A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido."

Muitos filmes de terror de Hollywood foram inspirados por eventos da vida real. Quantos desses você já viu?


The Exorcism of Emily Rose - O Exorcismo de Emily Rose - (2005)

Esta fusão potente e poderosa de drama de tribunal e horror chocante detalha o caso de um padre (Tom Wilkinson), que é acusado de homicídio negligente quando uma supostamente possuída jovem de 19 anos de idade (Jennifer Carpenter) morre durante um exorcismo.
O filme é vagamente baseado em um incidente de 1976 na Alemanha, quando a jovem Anneliese Michele, de 22 anos, foi submetida a um exorcismo depois de sua condição mental ter sido erroneamente diagnosticada, e morreu em sua casa. Os pais e o padre foram condenados a seis meses de prisão por suas ações.
As cenas de possessão foram realizadas sem efeitos especiais. A atriz é ginasta, o que facilitou a sua interpretação.
 title=
© REX/Snap Stills


The Exorcist (1973)

Quando uma jovem começa a agir estranhamente, sua mãe procura um padre, que está convencido de que a criança está possuída por um demônio. O filme de sucesso é estrelado por Linda Blair como Regan MacNeil e Max von Sydow como padre Merrin.
Os acontecimentos no filme foram baseados na história de 'Roland Doe', que era o pseudônimo de proteção dado a um caso famoso de suposta possessão demoníaca em 1949.
O único filme categorizado como terror nomeado ao Oscar como melhor filme. Há outros, mas são suspense. O Exorcista é um terror daqueles que lhe tira o sono por dias.
 title=
© Silver Screen Collection/Getty Images


The Girl Next Door - A Menina da Porta ao Lado - (2007)

Blythe Auffarth interpreta uma adolescente que é terrivelmente torturada e abusada por uma mulher (interpretada por Blanche Baker, na foto), enquanto um menino do bairro não consegue relatar o crime e salvar a menina.
O elemento de terror no filme foi tomado a partir da história de Sylvia Likens, que, aos 16 anos de idade, no ano de 1958, foi deixada aos cuidados de uma conhecida - Gertrude Baniszewski - por seus pais. Sua vida se transformou em um terror verdadeiro. Baniszewski, seus filhos e dois jovens do bairro foram finalmente condenados por tortura e assassinato.
 title=
© Everett/Rex Shutterstock


Psycho - Psico - (1960)

Um dos thrillers de maior sucesso de Alfred Hitchcock conta a arrepiante história de Norman Bates, proprietário de um motel, assustadoramente interpretado pelo ator Anthony Perkins, que sair por aí matando pessoas disfarçado como se fosse sua mãe.
O guião do filme foi baseado no romance de mesmo nome, lançado em 1959, que por sua vez baseou no criminoso Robert Bloch que vivia perto de outro criminoso condenado pelo mesmo tipo de crime, Ed Glein, em Wisconsin.
O filme foi propositadamente rodado em preto e branco para a clássica cena do chuveiro não assustasse demais a plateia. Não resultou, pois assusta da mesma forma, senão até mais.
elfandarilha
© Everett/Rex Shutterstock


Wolf Creek (2005)

Um grupo de backpackers retido no interior australiano faz amizade com um morador local. Para seu horror, ele acaba por mostrar ser um psicopata sádico.
O filme é vagamente baseado nos crimes de dois assassinos Hitchhiker: Ivan Milat, que matou sete pessoas na década de 1990; e Bradley John Murdoch, assassino de Peter Falcanio em 2001.
 width=
© Snap Stills/Rex Shutterstock


The Hills Have Eyes - Terror nas Montanhas - (2006)

Um dos clássicos de terror de todos os tempos, originalmente realizado em 1977, ganha uma nova e assustadora versão através das mãos do realizador Alexandre Aja.
As montanhas parecem ter vida com o som do terror vivido por uma família de veranistas emaranhados com um clã de mutantes psico no deserto do Novo México. Wes Craven, que realizou a versão original, aqui atua como um dos produtores.
O conto da vida real é supostamente baseado na Sawney feijão Clan, uma lendária família de ladrões e canibais de século 16 na Escócia.
 title=
© REX/Snap Stills


Open Water - Em Águas Profundas - (2003)

Daniel Travis e Blanchard Ryan interpretam um casal infeliz neste filme, baseado na história verdadeira de turistas norte-americanos Tom e Eileen Lonergan, que foram acidentalmente deixados para trás no mar aberto pelo grupo com quem passeavam, durante uma excursão de mergulho.
Sua ausência foi finalmente notada pela empresa de mergulho depois de dois dias e uma equipa de buscas foi enviada ao local; mas o casal não foi encontrado, nem foram os seus corpos já recuperados.
O final do filme vai deixar o espectador pensativo por um bom tempo.
 title=
© Snap Stills/Rex Shutterstock/Rex Features/Rex Images


The Silence of the Lambs - O Silêncio dos Inocentes - (1991)

O thriller clássico realizado por Jonathan Demme e interpretado por Jodie Foster, como Clarice Starling, um estudante na Academia do FBI, que é designada a entrevistar um ex-psiquiatra e serial killer canibal Hannibal Lecter (Anthony Hopkins) na prisão para prender outro serial killer pelo nome de Buffalo Bill (Ted Levine).
O personagem de Bill baseia-se, pelo menos, três criminosos da vida real - Ed Gein (que usou a pele de suas vítimas), Ted Bundy (que fingia estar ferido, a fim de capturar suas vítimas) e Gary Heidnick (que sequestrou mulheres e as manteve em um poço em seu porão).
Considerado um dos 10 melhores filmes de todos os tempos.
elfandarilha
© Orion/Everett/Rex Shutterstock/Rex Images


Dead Ringers - Irmãos Inseparáveis - (1988)

O filme acompanha a ascensão de gêmeos idênticos que são médicos ginecologistas (Jeremy Irons) e seu caminho em direção ao apego, obsessão e, por fim, auto-destruição.
A trama é inspirada pelo livro "Twins", de Bari Madeira e Jack Geasland, que por sua vez baseia-lo na verdadeira história de Cyril e Stewart Marcus que chamou a atenção da imprensa e da mídia na década de 1980.
O filme divide opiniões, muitos o acham cruel e pesado, outros o veem como um retrato da obsessão. Tire suas conclusões!
Elfandarilha
© ITV/Rex Shutterstock/Rex Features/Rex Images


Jaws - Tubarão - (1976)

Uma equipe de três peritos se junta para dar um fim a um tubarão que está matando as pessoas em uma praia nos Estados Unidos, se transformou em um dos maiores sucessos da carreira do realizador Steven Spielberg.
O filme foi inspirado em um livro de Peter Benchley, que por sua vez baseou sua obra de suspense em dois incidentes da vida real: uma série de ataques de tubarão que ocorreu ao largo da costa de Nova Jersey, em 1916; e o arrasto de um tubarão de 3.450 libras ao largo de Montauk, Nova Iorque, em 1964 por pescadores Frank Mundus e Donnie Braddick.
Levou algum tempo para que as pessoas voltassem às praias da costa dos Estados Unidos depois deste filme!
 title=
© Moviestore Collection/REX


Shining (1980)

Stanley Kubrick realizou o filme de terror psicológico, que foi inspirado por eventos reais no Colorado Stanley Hotel. O hotel na verdade, tem uma reputação de ter atividades paranormais.
O autor Stephen King escreveu o seu romance de horror icónico, "O Iluminado" (no qual o filme é baseado) durante a sua estadia no The Stanley Hotel com sua esposa em 1973.
Com cenas memoráveis do cinema, o filme é grandioso e igualmente assustador. Muitos hotéis pelo mundo deixaram de ter o quarto de número 237.
 title=
© REX/Everett Collection


Amityville - The Amityville Horror - A Mansão do Diabo - (1979)

Uma adaptação do romance controverso de mesmo nome, que pretende contar a verdadeira história da família Lutz. Em 1974, Ronald DeFeo Jr. matou seis membros de sua família em sua casa em Long Island.

No ano seguinte, os novos proprietários, George e Kathy Lutz e seus três filhos, abandonaram a mansão, alegando que haviam sido aterrorizados por fenômenos sobrenaturais relacionados com os assassinatos. Apesar de suas reivindicações terem sido amplamente debatidas e questionadas, os incidentes geraram o romance e uma franquia de filmes que agora se estende por 14 filmes.
 title=
© REX/AmericanInt/Everett


Rope - A Corda - (1948)

Este filme Alfred Hitchcock, adaptado a partir da peça de mesmo nome, contou com James Stewart como protagonista.
O enredo foi inspirado pela história da vida real de Nathan Leopold e Richard Loeb, dois jovens ricos que mataram um menino de 14 anos de idade, Bobby Franks unicamente porque queriam cometer um "crime perfeito".
De cortar a respiração!
 title=
© Warner Brothers/Getty Images


The Conjuring - A Evocação - (2013)

Os investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren (Patrick Wilson e Vera Farminga) combatem uma entidade maléfica que está assombrando uma família que vive em uma fazenda remota neste conto aterrorizante do sobrenatural.
Na vida real, os Warrens realmente ajudaram uma família, os Perrors, um casal com 5 filhas, que apresentaram ocorrências fantasmagóricas em sua fazenda Rhode Island, após mudar de casa em 1971.
Considerado um dos filmes mais assustadores desta década!
 title=
© AP Photo/New Line Cinema/Warner Bros. Pictures, Michael Tacket, Filet


Fonte: MSN

“O terror dá asas aos pés.” - Virgílio -



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.