quarta-feira, 28 de outubro de 2015

A promessa de uma vida


Toda guerra envolve disputa de poder e a maior parte, senão a totalidade das guerras envolvem motivações econômicas. A Primeira Guerra Mundial matou 10 milhões de pessoas. A Segunda Guerra, mais de 50 milhões. A Guerra Fria outros 20 milhões.

As guerras não são retratadas como uma guerra contra homens, mulheres, crianças, onde quase todos os corpos ficam irreconhecíveis, carbonizados e mutilados, crianças órfãs, pais e mães sem seus filhos.

Quem lê as cartas que os soldados escrevem antes de morrer? E os que não morreram mas foram mutilados de alguma maneira, amputados ou ficaram paraplégicos?

E as famílias que nunca souberam como foram os dias de seus filhos, netos, irmãos em seus dias de luta, sem jamais ter tido um corpo para enterrar?




O que da guerra restará aos seres humanos cujas faces não são conhecidas por nós, cujos nomes não aparecerão exceto, quem sabe, em um memorial de guerra?

elfandarilha

"A Promessa de Uma Vida" (Walter Diviner), baseado em uma história verdadeira, decorre 4 anos após a avassaladora batalha de Gallipoli, na Turqia, durante a Primeira Guerra Mundia (1914-1918).

elfandarilha

Tem como Diretor e Protagonista Russell Crowe (Gladiador, Uma Mente Brilhante), no papel do agricultor australiano Connor. Ele viaja a Istambul para descobrir o que aconteceu aos seus 3 filhos, desaparecidos em combate.

elfandrilha

É a demonstração de amor de um pai em uma história de heroísmo e esperança.

elfandarilha
 Agarra-se à esperança, com a ajuda de um oficial turco, do antigo exército inimigo.

elfandarilha


elfandarilha



elfandarilhaImagens Walter Diviner


O filme estreou na Austrália e na Nova Zelândia no Natal de 2014, transformou-se no recordista de bilheteria australiana de 2014 em apenas uma semana, e ganhou três prêmios do Australian Film Institute, os Óscares locais, entre os quais o de Melhor Filme, partilhado com o excelente filme de terror “O Senhor Babadook”.


“Entre 1740 e 1974, o planeta teve 13000 milhões de habitantes e assistiu a 366 guerras de grandes dimensões, ao custo de 85 milhões de mortos. O resultado dessas guerras parece ter sido um prêmio à agressão, pois em dois terços delas o agressor saiu-se vencedor e, quanto à duração, 67% terminaram em prazo inferior a quatro anos." 
- Francisco Doratioto, Maldita Guerra -


2 comentários:

  1. Olá Rita,
    Eu não tinha conhecido esse filme, mas taí uma ótima indicação.
    Eu adoro filmes com temas históricos, e também o ator Russel Crowe, sempre muito boas atuações.
    Com toda a certeza pretendo assistir.
    Grande abraço,
    Almir Albuquerque
    Panorâmica Social

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Almir

      É uma grande história, por ser baseada em fatos reais há situações muito dolorosas, mas é a verdade da guerra. O que chamou mais a minha atenção foi o fato do pai desdobrar-se, correr riscos para saber o que houve com seus três filhos. Vai gostar, tenho certeza.

      Obrigada

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo