terça-feira, 3 de março de 2015

Direitos conquistados pelas mulheres em 2014


Quando faltam 5 dias para a comemoração do Dia Internacional da Mulher aqui partilhamos algumas dessas conquistas, a "Timeline: Igualdade de Gênero, um olhar para 2014" declaração da Organização das Nações Unidas (ONU).

elfandarilha
A vencedora Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai, posa com sua medalha e diploma no prêmio em Oslo. Foto: Suzanne Plunkett / Reuters


Janeiro de 2014

Depois de anos de trabalho, a Constituição da Tunísia se tornou o mais progressista na região árabe, uma vez que estabeleceu que e cidadãos (mulheres e homens) têm os mesmos direitos e deveres e são iguais perante a lei.


Fevereiro de 2014

Após quase 90 anos, mulheres finalmente foram autorizados a competir no salto de esqui nos Jogos Olímpicos de Inverno, realizados em Sochi, na Rússia.


Março de 2014

Pela primeira vez o Kosovo altera uma lei que oferece serviços de reparação e de saúde, habitação e emprego para sobreviventes de violência sexual durante o conflito de 1998-1999.


Abril 2014 

Uganda aprovou uma resolução em que reconhece, pela primeira vez, a necessidade de reparar os danos às mulheres que sofreram abuso nas mãos do Exército de Resistência do Senhor nos 20 anos de insurgência no país norte Africano.


Dezembro 2014 

Malala Yousafzai, incansável defensora da educação para meninas (que quase perdeu sua vida nas mãos do Talibã), tornou-se a pessoa mais jovem a ganhar o Prêmio Nobel da Paz.


A igualdade de gênero é uma questão que preocupa a muitos e tem sido uma luta social internacionalmente durante os últimos dois séculos. Felizmente no último ano foram vários avanços em favor dos direitos das mulheres em todo o mundo.

2014 foi um ano de grandes conquistas, apesar de que ainda temos um longo caminho a percorrer. Está nas nossas mãos gerar uma mudança real na nossa sociedade e, embora este não será o dia para o outro, podemos começar a promover a igualdade de gênero em casa, promovendo a educação e desenvolvimento profissional das mulheres, espalhando progresso feito em favor da igualdade de gênero e tratamento de todos os homens e mulheres igualmente.

Fonte: Terra.com



* Eu apenas acredito que as mulheres fazem parte da espécie humana, com 
os mesmos direitos que todos. - Cyndi Lauper -



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.