segunda-feira, 2 de março de 2015

Cientistas do MIT estão criando cadeiras que montam-se sozinhas


video


A última cadeira que você comprou provavelmente foi necessário um montador ir à sua casa para montá-la, mas vamos ser claros:

Há apenas uma cadeira no mundo que pode fazer isso sozinha, e é pequena demais para você se sentar. Esta cadeira muito especial, montada tem uma área de 15 cm² “para sentar”, e é trabalho de Skylar Tibbits e sua equipe no Laboratório de Auto-Assembly no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

O projeto mais recente do laboratório, mobília do conjunto de líquidos, é uma investigação sobre como as estruturas pode ser capazes de montar de forma autônoma em ambientes não controlados, como a água.

No vídeo você vê seis blocos brancos jogados em um tanque. Atirando as na água, até que finalmente, depois de um bom bocado de interação aleatória, vemos as peças ligarem-se entre si para formar uma cadeira em miniatura.

Visto em lapso de tempo, parece fácil, mas conseguir materiais para auto-montar não é simples. Cada variável-o tamanho, peso e geometria das peças individuais, a força de turbulência, a quantidade de água, etc. Os impactos como eficazmente a cadeira constrói-se. Neste protótipo, a cadeira é composta de seis componentes. Cada um é incorporado com ímãs e tem um ponto de conexão única que lhe permite encaixar em outra peça. Pense nisso como um quebra-cabeça com os ímãs atuando como força de atração. "Na proximidade, cada peça deve facilmente se conectar com a sua componente correspondente, mas nunca com o outro", explica Baily Zuniga, um estudante no laboratório que liderou a pesquisa.

A forma como as peças eventualmente, encontram o outro é principalmente um resultado de tentativa e erro; peças flutuantes ao lado do outra até encontrar o seu par perfeito. É difícil dizer a partir do vídeo, mas ele levou sete horas para a cadeira montar-se totalmente. Não muito rápido, mas um ponto de partida impressionante.

Neste momento, a equipe está reunindo dados quantitativos sobre o projeto para obter uma melhor compreensão de por que certos materiais e formas funcionam melhor que outras. Eventualmente, a equipe planeja fazer uma cadeira de auto-montagem grande para humanos sentar e mostrar montagem paralela com centenas de cadeiras se unindo ao mesmo tempo, mas vai demorar é necessário muito mais pesquisa e um tanque muito maior.

Sobre o MIT

- É um centro universitário de educação e pesquisa privado localizado em Cambridge, Massachusetts, nos Estados Unidos.
- É um dos líderes mundiais em ciência, engenharia e tecnologia, bem como outros campos, como administração, economia, linguística, ciência política e filosofia.
- Dentre os professores e ex-alunos estão incluídos vários políticos executivos, escritores, astronautas, cientistas e inventores preeminentes.
- Conseguir entrar nessa universidade é bastante difícil. A cada ano, 2.135 estudantes de 119 países diferentes solicitam admissão, dos quais somente 105 são aceitos. 
- O MIT já produziu mais de 70 Prêmio Nobel, oito dos quais são membros do seu corpo docente atual.



* A descoberta consiste em ver o que todo mundo viu e pensar o que ninguém pensou. - Jonathan Swift, em As Viagens de Gulliver -


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.