segunda-feira, 7 de setembro de 2015

16 muros que separam povos


Duas décadas após a queda do "muro da vergonha" - o muro de Berlim - ainda há barreiras físicas que continuam a dividir países sociedades e culturas. Quando caiu o muro de Berlim haviam 16 barreiras a separar povos, hoje são 66.

O penúltimo começou a ser construído na Hungria em Julho. Os motivos para as construções variam e podem ter origem mais ou menos longínquas, mas a intenção é normalmente clara: separar e isolar territórios e povos.

O mais recente foi construído pela chefe do executivo brasileiro para impedir manifestações contrárias ao seu governo nas comemorações do Dia da Independência.


Irlanda Católica-Irlanda Protestante
Em Belfast os "muros da paz" dividem as duas comunidades. Atualmente existem 99 barreiras na cidade de Belfast e outras semelhantes na cidade de Derry. Somam um total de aproximadamente 5 km.
Foto: Nick (CC)



Coreia do Norte-Coreia do Sul
Foi construído há 60 anos o objetivo era reforçar uma separação ideológica e política. Tem 241 km e nos últimos anos muitas pessoas morreram tentando atravessar a fronteira ilegalmente.
elfandarilhaFoto: CC BY 2.5 – Mattflaschen


Índia-Bangladesh
Tem 4.093 km está entre os maiores do mundo. A construção foi aprovada pelo Parlamento indiano em 1986 para evitar a entrada de imigrantes ilegais. A construção teve início em 1993 e estima-se que tenham morrido 800 cidadãos desde o ano 2000.



Índia-Paquistão
Começou a ser construído em 2003 depois de um acordo de cessar-fogo e é conhecido como "Linha de Controle". Índia e Paquistão são rivais desde 1947, desde então defrontaram-se em três guerras, uma das quais pela disputa do território de Caxemira.
Crédito: Mukesh Gupta/Reuters



Bagdá
Militares norte-americanos construíram em 2007 um muro no distrito de Adhamiya , Bagdá, com a finalidade de separar a comunidade sunita e xiita. Tem cerca de 5 km e apesar de ter sido apresentada como uma medida provisória, ainda continua de pé.
Foto: Kai Weidenhöfer


Geórgia-Ossétia do Sul
As tropas russas começaram a construir esta barreira com 400 km em 2014 entre a Geórgia e a Ossétia do Sul, território reconhecido pela Rússia como Estado soviético. Com isso a aldeia Dvani ficou dividida. Em 2008 a Geórgia e Rússia travaram uma guerra na região, que terminou com a retirada das tropas da Geórgia.


Chipre
Há mais de 40 anos Chipre é um país dividido por uma linha de 180 km controlada pelas Nações Unidas, que separa cipriotas gregos de cipriotas turcos. Foi criada em 1974, quando a Grécia ditatorial tentou anexar a ilha e a Turquia ocupou a parte norte do território, para proteger a minoria muçulmana. A entidade não é reconhecida internacionalmente e é um entrave à entrada da Turquia na União Europeia.
Stéphane M. Grueso / Wikimedia Commons


Cisjordânia-Israel
Começou a ser construído em 2002 e tem 676 km. O que é para Israel uma "parede de segurança" é para os plestinos um "muro de apartheid". Os israelitas afirmam que a divisão provocou uma diminuição do número de ataques suicidas, os palestinos vêem na barreira uma dificuldade para o reconhecimento do país como Estado independente. Os papas Bento XVI e Francisco visitaram o muro e apelaram para que fosse derrubado.
elfandarilha
Foto: Jacob Rask from Alingsås


Israel-Faixa de Gaza
Os dois territórios estão divididos desde 1994 por um muro que é protegido por tropas israelitas. Estende-se por aproximadamente 64 km e há apenas alguns pontos onde é permitida aos cidadãos a travessia da fronteira.
Foto: FINBARR O'REILLY / REUTERS


Egito-Faixa de Gaza
Foi construído em 2009 após um acordo entre o governo egípcio e o israelita. O Egito concordou com a criação de uma zona tampão entre o seu território e a Faixa de Gaza e destacou tropas para impedir militantes ou contrabandistas de ultrapassar a linha da fronteira. Em conjunto com a parte israelita, a barreira fica com 255 km de extensão.
Foto DENIS POROY/AP


Bulgária-Turquia
Em 2014 o governo búlgaro começou a reforçar o controle da sua fronteira com a Turquia. Uma das medidas foi a construção de 160 km de muro ao longo da fronteira, um dos principais pontos de contrabando para o autodenominado Estado Islâmico, que opera na Síria e Iraque. O objetivo é diminuir o fluxo de imigrantes e prevenir ataques terroristas.
elfandarilhaFotos: Andrew Testa /The New York Times


Hungria-Sérvia
Esta barreira começou a ser construída em julho de 2015, deverá estender-se por 175 km para diminuir o fluxo de de imigrantes que utilizam a rota dos Balcãs para alcançar a Europa Ocidental. A decisão teve apoio da maioria parlamentar, mas foi muito contestada pela Sérvia.
Foto LASZLO BALOG/REUTERS



Marrocos-Saara Ocidental
A parede de areia que separa o Marrocos do Saara Ocidental foi construída em 1987. Tem aproximadamente 2.700 km e é a segunda maior barreira de segurança do mundo. Sua finalidade é por fim aos ataques de tropas separatistas no Saara Ocidental. Ainda é guardada por trincheiras, arame farpado, minas terrestres bem como um número substancial de soldados.
Foto: CC BY-SA 2.0 Dzlinker



Espanha - Marrocos
Tem aproximadamente 15 km e seu objetivo principal é impedir a entrada ilegal de cidadãos africanos na União Europeia. Estão em Ceuta e Melilla e separam a Espanha do Norte da África.
Foto: Wikimedia Commons


EUA-México
A construção teve início em 1991 e já ocupa 1/3 da extensão da fronteira entre os dois países, de cerca de 3.200 km. Em 1992 os Estados Unidos decidiram intensificar o controle de segurança sob a alçada da chamada "Operação Guardião". Tem como principais objetivos, diminuir a imigração ilegal e a violência.
Foto: Domínio Público


Brasília - Brasil
Um muro de 2 m de altura cercou o local onde se realizaria o tradicional desfile e cerimônia do 193º Dia da Independência. Não é comum no Brasil que se faça a segurança de autoridades com a instalação de muros.
Fotos: Twitter


Que ninguém nos ouça, mas... 

“Se você se sente só é porque construiu muros em vez de pontes.”

Antoine de Saint-Exupéry


domingo, 6 de setembro de 2015

Fotografias fascinantes nem parecem reais



Dependendo do ângulo podemos fazer fotos incomuns, bem como ilusões de ótica.


- A fotografia abrange várias áreas da vida e do cotidiano, é este mecanismo que no permite eternizar um momento.

As ilusões surgem quando os “julgamentos” implícitos na análise inconsciente da cena entram em conflito com a análise consciente e raciocinada sobre ela.


Realmente parece ter sido aparadas com Photoshop.
elfandarilha© Reddit


Assim ficaram estas árvores na Hungria, marcando o ponto alto do derramamento de lama de alumínio tóxico.
elfandarilha© Reddit


Como você vê esse vestido?
elfandarilha
© Pinterest


Em Dubai este barco parece flutuar no ar.
elfandarilha© http://emgn.com/


Pilhas de madeira e uma piscina.
elfandarilha© Florian Schaller


Um terremoto deformou estes trilhos de trem.
elfandarilha© Flickr


Cupins ou fogo? O estrago foi grande.
elfandarilha© Pinterest


Edifício em Paris, apenas olhando e maré.
elfandarilha
© Reddit


Escultura na Nova Zelândia.
elfandarilha© otherside


Salar de Uyuni, o maior lago de sal do mundo, na Bolívia.
elfandarilha© Chechevere 


Oxenhope Bradford County, Inglaterra.
elfandarilha© Brian Middleton


Granada, a Alhambra e Sierra Nevada, Espanha. 
elfandarilha© Guido Montanes Castillo


Paisagem de Gansu, na China.
elfandarilha© Pinterest


Gelo na Suíça.
elfandarilha

© Randall Stevens



"Não há beleza perfeita que não contenha algo de estranho nas suas proporções". - Francis Bacon -


quinta-feira, 3 de setembro de 2015

10 das mais horripilantes estradas do planeta


A mais velha estrada asfaltada conhecida do mundo foi estabelecido no Egito em algum momento entre 2600 e 2200 a.C.

A estrada é uma via, rota, ou caminho em terra entre dois lugares que tem sido pavimentadas ou não melhoradas para permitir a viagem por algum transporte, incluindo um cavalo, carro, bicicleta ou automóvel. Incluindo pontes, túneis, estruturas de apoio, entroncamentos, cruzamentos, intercâmbios e estradas com portagem (pedágios), mas não ciclovias.

Seja por aventura ou até mesmo pela curta distância a ser percorrida, muitas vezes o avião não é o meio escolhido por alguns turistas. Entre as escolhas estão viagens de trem, cruzeiros, aluguéis de carros ou mesmo os famosos mochileiros. Por isso algumas estradas ao redor do mundo são preparadas para receber turistas, contendo informações bilíngues e sendo verdadeiras atrações por si só.

Entre os destinos turísticos para os viajantes aventureiros e mais corajosos existem as estradas que margeiam penhascos, sinuosas e algumas com histórias sombrias. Apresentam um visual que impressiona, pela quantidade de curvas íngremes e proporcionam uma visão deslumbrante, conheça 10 destas estradas.

Estrada Passo do Stelvio, nos Alpes Italianos
A estrada Passo do Stelvio, nos alpes italianos, é uma das mais altas, mais belas e mais perigosas de toda a Europa.Percorre 140 km entre as cidades de Stelvio e Bormio, próximo à fronteira com a Suiça. Fica 2700 metros de altura e possui cerca de 60 curvas.
© Shutterstock


Colorado State Highway 82 - Estados Unidos
Localizada próximo à cidade de Aspen, no Colorado, famoso destino de esqui nas Montanhas Rochosas. O local é cheio de declives íngremes, curvas apertadas, e trechos estreitos onde apenas um carro pode passar por vez. Está a mais de 3600 metros acima do nível do mar. Durante o inverno a estrada fica fechada.
© Shutterstock


Túnel de Guoliang - China
A história desta rodovia remete aos anos 1970, quando as montanhas de Taihang serviam de abrigo para um pequeno povoado - com cerca de 300 pessoas -
Totalmente isolado do resto da China, a Vila de Guoliang. Nos anos 1970 as montanhas de Taihang serviam de abrigo para cerca de 300 pessoas de um povoado. Para não correr riscos pediram ao governador que construisse uma estrada, como não foram atendidos, construíram-na por conta própria, abrindo um túnel em meio às montanhas, deixando janelas, para jogar os entulhos da escavação. Continua perigosa, há trechos que a largura da pista não ultrapassa 4 metros e ainda assim é mão dupla.
© Shutterstock


Trollstigen - Noruega
É uma das rodovias mais conhecidas da Europa, são 11 curvas sinuosas e inclinações acentuadas, emoldurada por vales, montanhas, lagos e cachoeiras.
© Shutterstock


Saddle Road, Estados Unidos
Apesar de ser uma estrada muito bem pavimentada pode ser tornar perigosa, com os intensos nevoeiros, comuns na região e os inúmeros trechos irregulares e repletos de lombadas. É também chamada de "Hawaii Route 200".
© Shutterstock


Dalton Highway, Alasca
É das mais penosas e perigosas do planeta. Ao longo do percurso mais de 660 km, as temperaturas são de congelamento, estradas de cascalho,a avalanches, tempestades de neve, e a ausência quase total de sinal de celular. Já foi cenário até para um reality show de motoristas aventureiros, nos Estados Unidos.
elfandarilha© Shutterstock


Dades Gorge - Marrocos
Um conjunto de vales áridos e a pista sinuosa. Esta é a estrada de Dades Gorde, um trecho da rodovia que corta uma parte da Cordilheira do Atlas, em Marrocos. O zigue-zague de curvas leva à aldeias remotas, palmeiras e rios que formam um belo cenário.
© Shutterstock


California State Route 1 - Estados Unidos
É uma das mais famosas estradas do Estados Unidos. Um dos lugares mais conhecidos é a Bixby Creek Gorge, na Big Sur. A paisagem é deslumbrante, entre as montanhas e as águas geladas do Pacífico.
© Shutterstock


Tail of the Dragon - Estados Unidos
O nome não é por acaso. Estre trecho da U.S.Route 129 tem 318 curvas em um percurso de 17 km na divisa entre os estados da Carolina do Norte e Tennesse. É muito frequentado por motociclistas. Entretanto o número de acidentes é tão alto que existe um pequeno "memorial" improvisado em uma árvore, chamada "árvore da vergonha". Lá estão destroços de motos para "homenagear" os pilotos.
© Creative Commons/drich78/Flickr


Camino a Los Yungas - Bolívia
A Estrada Yungas, também conhecida como estrada da morte é uma estrada de cerca de 80 km de extensão, ligando a cidade de La Paz e região de Los Yungas, a nordeste. Famosa por seu extremo perigo e o número de mortes em acidentes de trânsito por ano (uma média de 209 acidentes e 96 pessoas mortas por ano). Atualmente, existe uma estrada mais moderna e mais seguro conectando La Paz com as Yungas que substituiu este itinerário, eliminando a Rota 3.
© Creative Commons/Claire POUTEAU

Fonte: MSN


"Não siga a estrada, apenas; ao contrário. Vá por onde não haja estrada e 
deixe uma trilha." - Ralph Waldo Emerson -


quarta-feira, 2 de setembro de 2015

12 dos piores carros dos anos 90


Popular, de luxo, compactos estilosos, novas categorias e cores vibrantes, foi assim a década de 1990. Mas, como a perfeição está longe de ser alcançada, veja uma pequena lista daqueles carros que desapontaram, as expectativas eram grandes, o resultado, isso:


Fiat Multipla
O Fiat Multipla era mais largo e mais comprido do que a maioria dos carros de passeio. Uma boa ideia! Mas seu design dispensa comentários.
© Fiat

Suzuki X-90
O que o mundo não precisava e não precisa é de um Suzuki de dois lugares totalmente estranho como esse X-90. Sua produção durou 18 meses.
© Suzuki

Volkswagen Golf (Mk3)
Nas suas duas primeiras edições o Golf foi demais! Mas o Mk3 chegou em 1992 e manchou a reputação do carro. Mesmo com seu motor potente, para a época, com 118 cv, na versão GTI, não foi suficiente para mudar a opinião das pessoas.
© Volkswagen

Porsche Boxster
O Porsche Boxster é conhecido como o Porsche que as pessoas que não tem dinheiro para comprar o 911 compram.
© Steve Glover | Flickr

Ford Scorpio
Jeremy Clarkson, especialistas em carros, descreveu o Ford Scorpio como o carro mais feio nas pistas. Essa opinião talvez explique a produção ter sido de apenas 4 anos,  1994 a 1998.
© Ford

Jaguar XJ220
Quando seu conceito foi apresentando em 1988, possuia um motor V12. Depois de pronto, seu motor foi trocado por um V6. O desapontamento foi geral.
© Jaguar

Mitsubishi FTO
O Mitsubishi FTO parece um superesportivo de respeito, mas seu motor  de 127 é uma decepção.
© Mitsubishi

BMW Z3
Normalmente os carros da BMW são brilhantes. Mas o Z3 foi exceção. Com um visual esquisito e uma dirigibilidade nada convencional, o carro foi uma grande decepção para os fãs.
© BMW


Lamborghini Diablo
Depois de mais de 25 anos de produção, a Lamborghini trocou a incrível Countach por isso. Pior impossível.
© Lamborghini


Daihatsu Sirion
Daihatsu apostou em um design mais retrô. Não aprece que tenha dado certo.
© Daihatsu

Skoda Felicia
Você ouviu? Carros Skoda são bons agora. O Felicia não foi. O último Skoda feito fora de uma plataforma VW era tcheco, foi péssimo.
© Skoda


Daewoo Matiz
Produzido em 1998, o Daewoo Matiz, pretendia uma semelhança ao Fiat 500?
© Daewoo



"A beleza é o acordo entre o conteúdo e a forma". - Henrik Ibsen -


terça-feira, 1 de setembro de 2015

Algumas das escadas mais assustadoras do planeta


Uma escada é uma construção formada por uma série de degraus, destinadas a ligar locais com diferenças de nível. Em geral tem corrimão, são seguras e não oferecem perigo.

Mas para quem gosta de adrenalina, existem escadas que oferecem muita. Confira 11 delas, a seguir:


Escada da cachoeira Pailon del Diablo, Equador
A escada está próximo à cachoeira Pailon del Diablo e foi projetada para se integrar à paisagem tropical ao redor. Como estão próximos e recebem pingos da queda d'água, os degraus são escorregadios. Requer algum cuidado.
© Shutterstock


Half Dome, Estados Unidos
O Half Dome é o pico mais famoso do Vale de Yosemite, no estado da Califórnia. A rota mais fácil e mais comum, escalada anualmente por cerca de 50.000 turistas, chama-se Cable Route e tem 13,5 km de comprimento: consta de cabos e cordas instalados na vertente oriental. Para escalar o Half Dome é necessário obter autorização antes de entrar no parque. Há pesadas penas (multas até 5.000 dólares ou prisão até 6 meses) para os que tentarem escalar a cúpula de granito sem documento de autorização.
© Shutterstock


Cavernas de Batu, Malásia
Este é um dos locais sagrados mais importantes para a religião Hindu fora da Índia. Localizado a cerca de 12 quilômetros de Kuala Lumpur, o templo fica dentro de uma caverna acessível por meio de uma longa escada. Para chegar até o templo principal é necessário vencer 272 degraus em uma subida íngreme, mas o maior desafio são os macacos que estão sempre prontos a roubar as sacolas que os turistas carregam.
© Shutterstock


Mount Huashan Heavenly Stairs, China
Algumas escadas foram esculpidas nas paredes da sagrada montanha taoista. As imagem provocam vertigem até mesmo nos mais corajosos. Após uma grande série de degraus, é preciso passar por uma espécie de ponte formada por estreitas tábuas de madeira, fixadas na lateral do monte. Para se segurar, apenas algumas correntes estão disponíveis.
elfandarilha
© Creative Commons/chensiyuan



Escadas Inca, Peru
Em Machu Picchu, há uma longa e estreita escada de pedra que foi esculpida há mais de 500 anos na lateral da montanha Huayna Picchu (aquela que aparece em praticamente todos os cartões-postais do monumento). Apesar de serem assustadores, os degraus proporcionam uma vista exuberante para o santuário Inca.
© Shutterstock


Degraus Exorcistas, Estados Unidos
Estão situadas no final da M Street no bairro de Georgetown, em Washington D.C. A assustadora queda do padre Karras, no filme "O Exorcista" 1973 ocorreu aqui. Muitas turistas procuram a escada para recriar a cena.
© Creative Commons/sabreguy29/Flickr


Escadas Haiku, Estados Unidos
Conhecida popularmente como "Stairway to Heaven", esta escadaria com exatos 3.922 degraus chega ao topo da cadeia de montanhas de Oahu Ko'olau, no Havaí. O local é tão perigoso que, em 1987, passou a ser ilegal subi-lo. A trilha está tecnicamente fechada ao público, mas muitas pessoas continuam a subir, apesar de sinais “No Trespassing”. A travessia foi construída em 1942 pela Marinha dos Estados Unidos e, após a Segunda Guerra Mundial, ficou popular entre aventureiros que buscam adrenalina.
© Creative Commons/syntheticaperture/Flickr


Escadas Flørli, Noruega
As escadas Flørli tem 4.444 degraus, que sobem do nível do mar de 740 metros até a inclinação e é uma das mais longas escadas de madeira do mundo. A Estação de Energia Flørli, na Noruega, é ponto de partida para diversas trilhas nos arredores da cidade de Lysefjord, e as escadas do local são parte do roteiro.
© Pinterest


Moaning Cavern, Estados Unidos
Escadas em espiral já são confusas de descer por si só. Tem 30 metros de altura e foram construídas há quase um século. A estrutura dá acesso à úmida Moaning Cavern, uma das maiores grutas subterrâneas verticais abertas ao público do mundo, com 124 metros de profundidade - espaço suficiente para abrigar a Estátua da Liberdade, por exemplo.
elfandarilha
© TripAdvisor


Escadaria Sobre o Mar, Espanha
Localizada na ilha de Gaztelugatxe, esta escadaria foi construída para ligar a o destino à parte continental do país. A travessia de 237 degraus dá acesso à Igreja de San Juan de Gaztelugatxe, datada do século 10.
© www.nomadesdigitais.com



Stairway to Hell, Japão
Ilha Hashima, comumente chamada Gunkanjima ou Gunkanshima, é uma das 505 ilhas não habitadas da província de Nagasaki, é assim chamada por ter uma estranha semelhança com um navio de guerra. É conhecida por suas minas de carvão e sua operação durante a industrialização do Japão. O local abriga a escada conhecida como Stairway to Hell, (escadas para o inferno).
© Wikimedia Commons/Dj nix


Fonte: MSN/Viagens


"-Tenho medo do chão.

- Queres dizer alturas. 
(...)

- Eu sei o que quero dizer! O que nos mata é o chão!" 
- Terry Pratchett -