terça-feira, 24 de agosto de 2021

20 anos sem Aaliyah

Aaliyah Dana Haughton (16 de janeiro de 1979 – 25 de agosto de 2001), conhecida como Aaliyah, foi uma cantora, atriz, compositora, dançarina, coreógrafa e modelo estadunidense. Ela é creditada por ajudar a redefinir o R&B contemporâneo, pop e hip hop, adquirindo assim os apelidos de "Princesa do R&B" e "Rainha do Pop Urbano".

Ela foi uma das estrelas em ascensão mais rápida no mundo quando morreu em um acidente de avião em 2001, aos 22 anos.

20 anos sem Aaliyah
© wallpapersafari

Nas décadas seguintes à sua morte, a música de Aaliyah continuou obtendo sucesso comercial, somando-se a alguns lançamentos póstumos, e ela vendeu uma estimativa de 34 milhões de cópias mundialmente. Ela foi premiada com três American Music Awards e dois VMAs da MTV, assim como obteve cinco indicações ao Grammy Awards. A Billboard listou Aaliyah como a 10ª artista feminina de R&B mais bem sucedida dos últimos 25 anos, e a 27ª mais bem sucedida na história.

20 anos sem Aaliyah
© wallpapersdsc

Aaliyah tinha apenas 14 anos quando gravou seu álbum de estreia, Age Ain't Nothing But A Number, que lhe deu um hit nos EUA entre os dez e os vinte no Reino Unido, Back & Forth, em 1994.

Ela seguiu com One In A Million em 1996 e Aaliyah em 2001, junto com uma série de sucessos internacionais como If Your Girl Only Knew, Try Again e o hit número 1 do Reino Unido, More Than A Woman.

Em 1998, lançou um de seus maiores sucessos, a canção "Are You That Somebody?", feita para a trilha sonora do filme Dr. Dolittle, que foi responsável por dar à artista sua primeira indicação ao Grammy Awards. Em 2000, Aaliyah estrelou o seu primeiro filme, Romeu tem que Morrer. Ela contribuiu para a trilha sonora do filme, que gerou o single "Try Again". A canção foi um estrondoso sucesso mundial e, nos Estados Unidos, alcançou o topo da Billboard Hot 100 dependendo apenas do airplay, fazendo de Aaliyah a primeira artista na história a realizar tal feito.

20 anos sem Aaliyah
© Pinterest

One In A Million é o segundo disco da saudosa estrela americana Aaliyah, uma artista cuja carreira é definida tanto por seu legado musical quanto pela tragédia de sua morte prematura.

O álbum é o primeiro de cinco a cair nos serviços de streaming nos próximos meses - nenhum dos quais estava disponível devido ao luto de sua família e complicações entre as gravadoras sobre os direitos sobre os discos.

Percorra os lançamentos da New Music Friday em serviços de streaming hoje e você encontrará um álbum chamado One In A Million.

20 anos sem Aaliyah
© Pinterest

Tem 25 anos e vendeu mais de oito milhões de cópias em todo o mundo - mas não estava disponível para transmissão, agora está.

Nos sete anos anteriores à sua morte, ela gravou músicas que ajudaram a definir a cena de r & b dos anos 90, e seu legado ainda pode ser sentido e ouvido na música de hoje.

Em 25 de agosto de 2001, Aaliyah e uma equipe voaram para as Bahamas para filmar um vídeo de seu single, Rock The Boat.

20 anos sem Aaliyah
© tumgir

Na viagem de volta, o grupo pegou um avião menor do que o do voo de ida, sobrecarregando-o de pessoas e equipamentos.

Depois de decolar, ele caiu quase imediatamente, matando Aaliyah, sete outros passageiros a bordo e o piloto - que acredita-se que mentiu para obter sua licença de piloto. Também foram descobertos traços de álcool e cocaína em sua corrente sanguínea.

„Seja sempre verdadeiro consigo mesmo.“ - Aaliyah -