segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

"Despublicado" artigo que dizia HIV não é causador da Aids



www.elfandarilha.blogspot.com.br


Uma publicação em julho/2013, de autoria do romeno Dimitru Pavel, afirmava que o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), não era o agente causador da Aids. Houve muita crítica por parte de leitores, li muitos comentários onde as pessoas questionavam e discordavam da matéria.

Era óbvio que havia alguma falha no estudo. A "Despublicação" aconteceu, em 19 de dezembro, três dias após ter sido duramente criticado pelo bibliotecário Jeffrey Beall, da Universidade do Colorado em Denver (EUA). 

A crítica foi feita em seu blog dedicado a questões sobre publicações científicas em acesso aberto pela internet. O artigo é intitulado "Princípios básicos da fisiologia humana" e não é preciso você ser um cientista para saber que ele é um lixo", disse Beall em seu blog.

O artigo foi removido pelo período "Heath" porque "necessita de mais pesquisa e estudo", segundo a nota de retratação da revista, pertencente ao grupo editorial Scientific Research Publishing (Scirp), que é registrado nos Estados Unidos, mas desenvolve suas atividades na China.

Peter Duesberg, da Universidade da califórnia em Berkeley (EUA) foi o autor da principal hipótese contra o HIV como causador da Aids em 1987, foi amplamente rejeitada. Curioso foi o fato do presidente sul-africano Thabo Mbeki que no final dos anos 1990 a usou como argumento para pedir dinheiro a outros países em vez dos medicamentos.

Dimitru Pavel, mostrou no artigo apenas uma referência bibliográfica, que é de sua autoria. Se apresentou como vinculado à Universidade Médica de Bucareste, que não consta na relação de instituições de ensino superior do site do ministério da Educação Nacional da Romênia.




* Todo dia é Dia Mundial de luta contra a AIDS. Previna-se. 
- Frases Avulsas -



2 comentários:

  1. Esta gente que inventa estes "hoax" devia de ser alertado para os perigos da desinformação e dos impactos que isto pode trazer para as pessoas. Até porque que tem HIV pode ou não desenvolver AIDS e que não têm HIV nunca desenvolve AIDS.

    .......................................
    Estas Coisas Acontecem
    www.acontecemcoisas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Pedro, o que as pessoas menos precisam, em relação a doenças é falsa informação. Esse artigo felizmente foi retirado.

      Obrigada

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo