segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Lembra-se destes eventos importantes que completam 20 anos em 2018?


Alguns dos eventos mais notáveis ​​e controversos do mundo ocorreram em 1998. Quem não se lembra do escândalo sexual do ex-presidente dos Estados Unidos? Bill Clinton e Monica Lewinsky Scholar? Para essa controvérsia que quase termina com o "impeachment" do líder político já passaram 20 anos. Naquele ano também estreou "Titanic", que receberia 11 Oscars.

Confira outros eventos importantes da época.

Nascimento do Google
Naquele ano, surgia o Google, o motor de busca mais famoso da Internet.
elfandarilha
© Reuters

O fenômeno do "Titanic"
Leonardo DiCaprio e Kate Winslet estrelaram o sucesso que teve indicação para 14 Oscar. Levou para casa 11: melhor filme, melhor diretor (James Cameron) e melhor música original ('My Heart Will Go On', Celine Dion).
Além das críticas positivas, o filme foi extremamente popular. Faturou 2,1 bilhões de dólares. Foi o primeiro filme a levantar mais de um bilhão. Continuou sendo o filme que mais faturou na bilheteria 12 anos, até 2009, quando 'Avatar' superou.
elfandarilha
© Getty Images

Escândalo sexual
A relação extra-conjugal do presidente Bill Clinton com uma estudiosa da Casa Branca foi a notícia que deu mais que falar em 1998. Como resultado do escândalo, o político americano, que estava em seu segundo mandato, enfrentou um processo de "impeachment ', que quase o expulsou do poder.
Monica Lewinsky, tinha 23 anos, tornou-se famosa em todo o mundo. Primeiro negou ter tido relações com Clinton na Casa Branca, mas sua amiga Linda Tripp confirmou a história com gravações das confissões que foram entregues ao Procurador Kenneth Starr.
Acusado de falso testemunho, Bill Clinton foi absolvido pelo Senado dos EUA em fevereiro do ano seguinte.
elfandarilha
© Getty Images

Prisão
O ex-ditador do Chile Augusto Pinochet é preso no Reino Unido por crimes de guerra por ordem do juiz espanhol Baltasar Garzón.
elfandarilha
© Reuters

Copa do Mundo FIFA de 1998
O vencedor da Copa do Mundo naquele ano foi a França, em casa, ao derrotar o Brasil por 3 a 0.
elfandarilha
© Getty Images

Descoberta na Lua
O navio Lunar Prospector registrou grandes sinais da existência de gelo sob a superfície da Lua nas regiões polares. As análises preliminares projetaram a possibilidade de haver entre 11 e 330 milhões de toneladas de água na forma de gelo localizado a uma profundidade de 0,5 m.
elfandarilha
© Reuters

Mortes
Frank Sinatra, um dos cantores mais populares do mundo, disse adeus a seus fãs em 15 de maio.
elfandarilha
© Getty Images

Em abril, Linda McCartney, a primeira esposa de Paul McCartney e membro do grupo The Wings, morreu de câncer.
elfandarilha
© Getty Images

Literatura Nobel
O escritor José Saramago recebeu o prêmio nesse ano. Foi a primeira vez que foi concedida a um escritor de língua portuguesa.
elfandarilha
© Reuters

Paz Nobel
Os políticos John Hume e David Trimble ganharam o prêmio por seus esforços a favor de uma solução pacífica para o conflito na Irlanda do Norte.
elfandarilha
© Reuters

Acidente aéreo
Um avião da empresa Swissair, que voou entre Nova York e Genebra, caiu no Oceano Atlântico com 229 pessoas a bordo. Não houve sobreviventes.
elfandarilha
© Reuters

Melhor ator
Jack Nicholson (à direita) foi brilhante no papel de um novelista obsessivo-compulsivo misantrópico em "Melhor ... Impossível" e recebeu um Oscar. Robin Williams também recebeu um Oscar, o de Melhor Ator Coadjuvante para 'In Search of Destiny'.

(Atualizado, considerando o gentil comentário do leitor Leo Miranda em 11/01/2018. Robin Williams recebeu o Oscar em 1998 de Melhor Ator Coadjuvante pelo papel em Good Will Hunting).
elfandarilha
© Reuters

Reconhecimento
Helen Hunt levou o Oscar à melhor atriz por seu papel como mãe solteira, que teve que aguentar Nicholson em "Melhor ... Impossível".
elfandarilha
© Reuters

Expo 1998
De 20 de maio a 3 de novembro, realizou-se a Exposição Internacional de Lisboa, cujo tema foi "Os oceanos: uma herança para o futuro". O mega evento incluiu a construção de novas instalações na capital de Portugal, como o Oceanário.
elfandarilha
© Reuters

Miss Universo
Wendy Fitzwilliam, de Trinidad e Tobago, foi eleita a mulher mais bonita do mundo. A jovem foi a segunda candidata de seu país a assumir o título, tornando-se também a segunda mulher negra coroada no concurso.
elfandarilha
© Reuters

Viagem espacial
Aos 77 anos, John Glenn entrou na órbita terrestre pela segunda vez, desta como membro da equipe de foguete do Discovery, na missão STS-95 que durou dez dias.
elfandarilha
© Getty Images

O ano de Bob Dylan
O cantor americano levou o Grammy de álbum do ano pelo álbum 'Time Out of Mind', o prêmio mais importante do mundo da música.
elfandarilha
© Reuters

Melhor filme de todos os tempos
O American Film Institute anunciou sua lista dos 100 melhores filmes de todos os tempos. 'Citizen Kane' (1941), dirigido e estrelado por Orson Welles, foi escolhido como o melhor filme da história.
elfandarilha
© Getty Images

Consagração na literatura
O escritor Philip Roth recebeu o Prêmio Pulitzer de Melhor Ficção para o trabalho 'Pastoral Americana' em 1998.
elfandarilha
© Reuters

O melhor do tênis
A checa Jana Novotná e o americano Pete Sampras foram consagrados como os melhores jogadores de tênis do torneio de Wimbledon.
elfandarilha
© Getty Images

Euro
Os europeus concordaram que o euro seria a única moeda da União Europeia, embora apenas tenha começado a circular em 2002.
elfandarilha
© Shutterstock

SuperBowl
O Denver Broncos foi o vencedor da liga de futebol americano.
elfandarilha
© Getty Images

Basquete
Na NBA, Chicago Bulls, a estrela Michael Jordan foi criada como o grande campeão da temporada.
elfandarilha
© Getty Images

Filmes lançados
Vários filmes de sucesso estrearam nos cinemas desse ano. 'Something About Mary', 'O Resgate do Soldado Ryan', 'Armageddon', 'Premonition', 'Vida de Inseto: uma aventura em miniatura', 'Shakespeare in Love', 'Para sempre Cinderela', 'Elizabeth', 'Deep Impact', 'O homem na máscara de ferro' e 'Patch Adams', entre outros.
elfandarilha
© BrunoPress

Fonte: MSN

"Os acontecimentos em casa, no trabalho, na rua - estas são as bases para uma história." 
- Naguib Mahfouz -

2 comentários:

  1. robin willians ganhou o oscar aquele ano foi com 'Good Will Hunting" ou Gênio Indomável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela correção. Realmente ganhou o Oscar naquele ano, de ator coadjuvante em 'Good Will Hunting" ou Gênio Indomável ou ainda O Bom Rebelde

      Grata

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo