quinta-feira, 13 de abril de 2017

Tradições e costumes de Páscoa pelo Mundo



Os costumes pascais variam bastante entre os cristãos do mundo inteiro e incluem missas matinais, a troca do cumprimento pascal e de ovos de Páscoa, que eram, originalmente, um símbolo do túmulo vazio. Muitos outros costumes passaram a ser associados à Páscoa e são observados por cristãos e não-cristãos, como a caça aos ovos, o coelho da Páscoa e a Parada da Páscoa. Há também uma grande quantidade de pratos típicos ligados à Pascoa e que variam de região para região.

Nesta galeria algumas dessas tradições.

Peru

Na cidade de Cusco decorrem durante a Páscoa procissões coloridas com esculturas gigantes de Jesus Cristo. A figura central destas procissões é o Cristo negro (na fotografia), o protetor da cidade de Cusco. 
 title=
© Hughes Hervé/hemis.fr/Getty Images


EUA

Nos EUA a Páscoa fica marcada por ovos e coelhinhos de todas as formas, tamanhos e cores. O evento anual White House Easter Egg Roll em Washington D.C. é provavelmente o evento mais conhecido da época. Nesta celebração o presidente fica a ver a corrida de pais e filhos com ovos cozidos em colheres de pau.
 title=
© Kris Connor/WireImage/Getty Images


Noruega

Na Noruega a celebração é especialmente particular - os habitantes leem romances policiais. Muitos escritores lançam edições especiais de Páscoa. Muitas famílias aproveitam também para passar mini-férias na montanha.
Na fotografia - Oslo, Abril 2007.
 title=
© Daniel Sannum Laute/AFP/Getty Images


Grécia

Na ilha de Corfu decorre o tradicional "Pot Throwing" em que as pessoas atiram potes e vasos pelas janelas. Acreditam que esta é uma forma de dar as boas-vindas a novas colheitas. Na fotografia - Corfu, Abril 2016.
 title=
© Alkis Konstantinidis/Reuters


Alemanha

Faz parte das tradições na Alemanha acender as "Fogueiras de Páscoa". Também é usual decorar árvores com ovos de Páscoa.
Na fotografia - uma árvore decorada com aproximadamente 10 000 ovos de Páscoa numa propriedade em Volker Kraft em Abril de 2015.
 title=
© Jens Schlueter/Getty Images


Vaticano

Sem dúvida um dos maiores espetáculos de Páscoa do mundo. Durante a Semana Santa decorrem inúmeras celebrações, tais como a Bênção das Palmas, a Procissão e a Santa Missa com o Papa. A missa de domingo de manhã na Praça de São Pedro (na fotografia) é aquela que atrai a maior multidão.
 title=
© Grzegorz Galazka/Archivio Grzegorz Galazka/Mondadori Portfolio via Getty Images


Itália

Os habitantes da cidade de Enna, na Sicília, celebram a Sexta-Feira Santa com capuz (na fotografia).
 title=
© MAMO Alessio /hemis.fr/Getty Images


Suécia

Na Suécia a Páscoa é celebrada com refeições em família. No entanto, algumas crianças mascaram-se de "bruxas da Páscoa" e pedem guloseimas nos dias que antecedem a Páscoa.
 title=
© Anders Blomqvist/Getty Images


Haiti

A semana que antecede a Páscoa é celebrada no Haiti com desfiles coloridos e a tradicional música "rara" - uma mistura de Catolicismo e Voodoo.
Na fotografia - Souvenance, Abril 2000.
 title=
© Thony Belizaire/AFP/Getty Images


Polônia

Na Polônia celebra-se com inúmeras refeições e tradições divertidas, uma delas o Śmigus-dyngus, em que os jovens atiram baldes de água e brincam com pistolas de água.
Na fotografia - Segunda-feira de Páscoa em Bialka Tatrzanska, Abril 2010.
 title=
© Janek Skarzynski/AFP/Getty Images


Finlândia

Para além da caça aos ovos de Páscoa, as crianças vestem-se como bruxas e andam de porta em porta com vassouras e cafeteiras a recolher dinheiro em troca de artigos de decoração.
 title=
© Milka Alanen/Folio Images/Getty Images


Austrália

Na Austrália em vez dos famosos Coelhos da Páscoa os australianos usam a figura de uma espécie de marsupial encontrado no país. As pessoas celebram com inúmeras festas e bolos cruzados (os da fotografia). Pães doces marcados com uma cruz, que servidos no domingo de Páscoa.
 title=
© Oliver Strewe/Getty Images


Espanha

Habitantes de Verges na tradicional "dansa de la mort", onde todos vestem fatos de esqueleto e participam num desfile pelas ruas.
 title=
© Albert Llop/Anadolu Agency/Getty Images


Israel

Na Sexta-Feira Santa centenas de peregrinos cristãos caminham no conhecido Caminho da Cruz. Nesta procissão as pessoas carregam cruzes para demonstrar a sua fé.
Na fotografia - peregrinos a carregar a cruz na Via Dolorosa, caminho que Jesus fez aquando da sua crucificação. Sexta-Feira Santa, Março 2016.
 title=
© Muammar Awad/Anadolu Agency/Getty Images


Hungria

Na Segunda-Feira Santa é habitual os jovens brincarem com água ou água perfumada.
Na fotografia - jovens locais com o traje tradicional, Matyo. Budapeste, Abril 2012.
 title=
© Attila Kisbenedek/AFP/Getty Images


Fonte: MSN


"Além das aptidões e das qualidades herdadas, é a tradição que faz de nós aquilo que somos." - Albert Einstein -


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.