quarta-feira, 15 de março de 2017

Por que toda calça jeans tem estes botões?


A roupa para trabalho pesada mais utilizada no século XIX era a calça de denim, grosa suficiente para aguentar atrito, para ser repuxada e para proteger a pele do trabalhador de batidas e esbarrões. Mas ela tinha um ponto fraco: a costura não era forte o suficiente, deixando seus usuários com belos rasgões nos fundilhos ou laterais das calças. Os bolsos também não eram resistentes.


(Levi Strauss & Co.)

(Levi Strauss & Co.)

Jacob Davis, um alfaiate de Nevada, enviou uma carta para Levi Strauss em 1872 para tentar resolver esta questão. Davis comprava tecido da empresa para criar roupas para mineradores da região de Reno, e descobriu uma solução para o problema da costura frágil. Ele utilizava rebites para fortalecer o tecido e para segurar os bolsos na roupa, já que mineradores estavam carregando pepitas, ferramentas e outros objetos muito pesados para uma costura comum conseguir suportar.

Strauss e Davis fizeram uma parceria e em 1873 conquistaram uma patente por “melhoria na fixação de aberturas de bolsos”. E começaram a trabalhar em um novo tipo de traje para trabalho pesado com cintura alta. Em inglês, eram chamados de “waist overalls” ou apenas “overalls” até 1960, quando os baby boomers adotaram o nome “jeans”.

A empresa Levi’s considera 1873 como o ano de nascimento dos jeans, porque apesar de calças de denim serem utilizadas há anos, foram os rebites de cobre que a transformaram no que é hoje. (Levi Strauss & Co.)

Fonte: hypescience



"Moda é se vestir de acordo com o que está em alta. Estilo é ser você mesmo" - Oscar de la Renta, estilista -


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo