terça-feira, 5 de julho de 2016

Uma caminhada entre os metrôs mais antigos do mundo


A primeira linha de metropolitano foi inaugurada em 1863 em Londres. O metropolitano é, hoje em dia, um dos principais meios de transporte nas grandes cidades, e por isso, é considerado uma verdadeira espinha dorsal das redes de transportes públicos.

Em todo o mundo existem cerca de 140 redes de metrôs, as quais se distinguem entre si, devido às condições do terreno e as metas de cada projeto.

Atualmente, a maior rede do mundo é o Metropolitano de Xangai (567 Km, iniciado em 1995) e o Metropolitano de Pequim, (iniciado em 1965, com mais de 442 Km de extensão).


O metrô de New York

A seção elevada do metrô de Nova York abriu em 3 de Julho de 1868, embora o metrô tenha demorado um pouco mais, não era operacional até 27 de Outubro de 1904. É um dos mais velhos e extensos sistemas de transporte público do mundo, atrás apenas do metrô de Londres, são 468 estações e servidas 24 horas por dia.

 title=
© Google/New York Transit Museum

Metro de Chicago

Reconhecível por ser em muitas seções, seus trilhos elevados acima das ruas, e não abaixo, a rede do metrô de Chicago abriu em 6 de junho de 1892. São 145 estações de 8 linhas.
 title=
© Daniel Schwen/Commons

Metrô Budapest

Budapeste foi, depois de Londres, a segunda cidade europeia com um sistema de metrô em operação: abriu em 2 de Maio de 1896. Hoje, tem um tamanho modesto em comparação com seus antecessores: 40 estações e 4 linhas de movimentam mais de 800.000 usuários por dia. Sua linha 1, a primeira aberta, foi declarada Patrimônio da Humanidade em 2002.
 title=
© Sprok/Commons

Metro de Glasgow

O Metrô de Glasgow, Escócia, foi inaugurado no dia 14 de dezembro de 1896. Ele tem uma circular que nunca foi expandida, é uma única linha. Hoje, move-se cerca de 35.000 passageiros por dia.
 title=
© c. calflier001

O metrô de Boston

Em 01 de setembro de 1897 foi posto em marcha o sistema de transporte urbano da cidade de Boston. Hoje, é a mesma empresa que gere todo o transporte na Baía de Massachusetts, que inclui ônibus, sistemas de metrô e ferry.
 title=
© Adam E. Moreira/Commons

O metrô de Paris

O metro de Paris nasceu a 19 de julho de 1900, durante os Jogos Olímpicos que realizaram-se na capital francesa naquele ano. Tem 213 km de linhas, com mais de 300 estações, por onde se movem mais de 4 milhões de passageiros por dia. A linha 14 do sistema é completamente automática, ou seja, não tem condutor de cabine.
 title=
© Juliana Stavrositu

O metrô de Berlim

O U-Bahn, Berlim ou metrô foi inaugurado em 1902 e agora tem 173 estações. Ele se junta com as linhas suburbanas (S-Bahn), elétricos e ônibus para mover milhares de passageiros a cada dia. Estima-se que 1,3 milhões de berlinenses usam o metrô todos os dias úteis.
 title=
© youtube

O metrô de Atenas

Em 27 de Fevereiro de 1869 era lançado o que se tornaria a linha 1 do metrô da capital grega, conectava-se com um trem a vapor entre Atenas e Piraeus. Em 1904 a linha foi eletrificada, tendo sido apenas em 2000 que se oficializou o estatuto de linha de metrô. Hoje, a rede tem 3 linhas, 65 estações e 85 quilômetros no total.
 title=
© Badseed/Commons

Metrô de Buenos Aires

A atual linha A, a primeira, inaugurada em Dezembro de 1913 foi a primeira na América do Sul e no Hemisfério Sul. Atualmente, possui 6 linhas e é transporte, todos os dias, para quase 2 milhões de pessoas.
 title=
© Galio/Commons

O metrô Madrid

Metrô de Madrid foi inaugurado em 17 de outubro de 1919 e atualmente é o maior da Espanha com 301 estações e 294 quilômetros (é o segundo maior da Europa, atrás apenas de Londres e o oitavo no mundo).

 title=
©Wikimedia Commons


Metrô de Barcelona 

O metrô de Barcelona foi o segundo que abriu em Espanha em 30 de dezembro de 1924. Naquele dia, começou a circular a primeira linha, conhecida como Gran Metro, ligando estações de Lesseps e Catalunha. Ao todo, havia 2,4 km e 4 estações. Hoje, a rede tem 165 estações em um total de 123 quilômetros.

 title=
© Carlos L´H/Commons

Metrô de Tóquio

A primeira linha de metrô na Ásia foi aberto em Tóquio, em dezembro de 1927. Hoje, é a sexta rede mais amplamente utilizada no mundo e o segunda mais usada, atrás apenas do metrô de Moscou. Ele tem 13 linhas com uma extensão total de 286 quilômetros. Seu uso é um pouco confuso, especialmente para os visitantes, porque é operado por duas empresas diferentes, cada um operando suas próprias linhas.
 title=
© Fg2/Commons

Metro de Moscou

Ele também é conhecido como o palácio subterrâneo pelo design interior luxuoso de algumas das suas estações. Foi inaugurado em 1935, e hoje tem 200 estações, 333 quilômetros de extensão e 12 linhas de viagem.
 title=
© Mikhail Shcherbakov, Wikicommons

Fontes: MSN, Commons

"A verdade não pertence a ninguém mas tão somente a quem seja capaz de 
a entender. - Frase na estacão de metrô dos Olivais em Lisboa -


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo