quarta-feira, 16 de março de 2016

Quem inventou isso?


A invenção pode ser caracterizada como descoberta quando existem possibilidades ou fortes evidências de que o funcionamento de tal artefato, que ninguém sabia como funcionava, ter existido antes. Nesse caso o "reinventor" adquire a patente bem como os méritos da descoberta.

Em 2016 a Levi Strauss completou 187 anos. Conheça mais algumas invenções.

Limpador de pára-brisa, Mary Anderson

Em novembro de 1903, Mary Anderson apresentou sua primeira patente para o limpador de pára-brisa. O mecanismo trabalhado por meio de uma alavanca no interior do veículo, que dirigiu a lâmina de borracha sobre o pára-brisas.
 title=© imageBROKER/REX Shutterstock


Caneta Bic, Laszlo Biro

O inventor húngaro, com a ajuda de seu irmão György, apresentado esta invenção revolucionária na Feira Internacional em Budapeste em 1931, antes de arquivar a patente em 1938. László Bíró depois vendeu sua patente para Marcel Bich em 1945 e uma caneta torna-se o carro-chefe da empresa Bic.
 title=© D_Zheleva / da Getty Images

Calça Levi's

Na foto Tanja Roppelt Museum Director Levi Strauss posa com jeans e um retrato de Levi Strauss em Buttenheim, Alemanha.
 title=© Frank Boksler 

Fita adesiva transparente, Richard Gurley de Drew

Richard Gurley Drew, que trabalhou para a 3M Company, em St. Paul, Minnesota, inventou a fita transparente em 1925. Alguns anos antes, ele já havia criado a fita protetora opaca permitindo pintores a pintar os cantos.
 title=© pedphoto36pm/Getty Images

Escova de Dentes, William Addis

Nascido em 1734, o empresário inglês William Addis estava por trás da produção em massa de escovas de dentes em 1780. De acordo com o rumor, ele teve a idéia da escova de dentes ao ver alguém varrendo o solo.
elfandarilha© asikkk/Getty Images

Basquetebol, James Naismith

Este esporte de equipe famoso nasceu da iniciativa do Dr. James Naismith, um professor de educação física canadense que estava procurando uma maneira de ensinar um esporte em dias chuvosos. Ele inventou basquete.
 title=© AP Images; OZAN KOSE/AFP/Getty Images

Curativo, Earle Dickson

A esposa de Earle Dickson, um empregado da empresa farmacêutica Johnson & Johnson criou o curativo. Como apenas a fita não curava as feridas de forma suficiente, Earle Dickson teve a ideia de apor pequenos pedaços de gaze em intervalos regulares em um rolo de fita. E o curativo nasceu.
 title=© temmuz can arsiray/Getty Images

Óculos, Benjamin Franklin

Além de ser um dos fundadores dos Estados Unidos, Benjamin Franklin foi, naturalmente, a excelente inventor. Os óculos, criados para pessoas que sofrem de miopia e hipermetropia, eram uma de suas muitas invenções. Esta ideia foi uma resposta a uma necessidade visível da população ao envelhecer, tendo o próprio Benjamin Franklin usado a medida.
 title=
© ilbusca/Getty Images


World Wide Web, Tim Berners-Lee

Tim Berners-Lee é da Grã-Bretanha e é-lhe atribuida a invenção da World Wide Web (www). Ele foi mesmo nomeado cavaleiro pela rainha Elizabeth II em 2004 por esta invenção histórica que já não podemos prescindir.
 title=© SEBASTIAN DERUNGS/AFP/Getty Images

Lata, Peter Durand

O britânico Peter Durand recebeu em 1810, a primeira patente para a idéia da lata, o que significa que este simples objeto já tem mais de dois séculos.
 title=© Getty Images

Termômetro, Galileu

O lendário astrônomo, físico, filósofo e matemático seria, além do telescópio, inventor do termômetro em 1593. Que talento!
 title=© REX/Shutterstock; forisana/Getty Images

Papel higiênico, Joseph Gayetty

Seja qual for a sua forma, a humanidade usa papel higiênico a partir do século II aC Quanto ao papel higiênico de hoje, devemos aos esforços de Joseph Gayetti, que iniciou a comercialização de sua invenção em 1857.
 title=© clubfoto/Getty Images

Zipper, Whitcomb Judson

Whitcomb L. Judson foi um grande inventor desde mais de trinta patentes em seu nome, incluindo a do zíper.
elfandarilha© thirboy/Getty Images

Ar condicionado, Willis Carrier

Difícil imaginar as ondas de calor de hoje sem o ar condicionado. Esta invenção maravilhosa foi lançada em 1902 por Willis Carrier. Sua companhia de mesmo nome, Carrier Corporation, é hoje um das mais importantes na fabricação de aparelhos de ar condicionado.
 title=
© Carrier Corporation/

Cinto de segurança de três pontos, Nils Bohlin

Obrigatórios em todos os carros nos dias de hoje, o cinto de segurança de três pontos foi inventado por Nils Bohlin, funcionário da empresa Volvo na época. Nils Bohlin se aposentou em 1985 e é um postumamente concedeu-lhe um lugar no National Inventors Hall of Fame.
 title=
© Jeff Kowalsky / AFP / Getty Images

Refrigerador, William Cullen

Este homem de muitos talentos foi um físico, químico e engenheiro agrônomo. E em Edimburgo em 1756 ele fez sua primeira demonstração de refrigeração artificial.
 title=© Fox Photos/Getty Images

Aspirador, Hubert Cecil Booth

O engenheiro Inglês Hubert Cecil Booth é o homem por trás do aspirador inventado em 1901.
elfandarilha© Keystone/Hulton Archive/Getty Images; FabrikaCr/Getty Images

TV mecânica, John Logie Baird

John Logie Baird está na origem da televisão mecânica. Ele apresentou sua invenção pela primeira vez em 26 de janeiro de 1926. Em 2002, ele foi eleito o 44º nos 100 maiores britânicos de todos os tempos, realizado pela BBC.
 title=
© Science & Society Picture Library / SSPL / Getty Images


"O nome do maior dos inventores: acaso." - Mark Twain -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo