segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Sextortion é um crime, já ouviu falar?


Tem sido crescente o número de casos de vítimas de devassa da vida privada e extorsão associados ao uso de redes sociais.

elfandarilha
Imagem flickr
Este crime tem nome um nome - sextortion - é uma forma de exploração sexual que usa de formas não físicas para coagir e extorquir dinheiro e até favores sexuais à vítima. Ocorre quando os utilizadores, adultos ou menores, muitos são homens, que após os criminosos ganharem a confiança das vítimas acabam por ficar de posse de vídeos em situações menos próprias.

Os criminosos encontram-se escondidos em perfis falsos de redes sociais.

Ao fazê-lo ficam "nas mãos" dos criminosos que passam a solicitar pagamentos de valores elevados para que os vídeos ou imagens que acabaram de obter não sejam divulgadas na Internet ou partilhadas pelos "amigos" da rede social.

As autoridades alertam e apelam, aos utilizadores de uma webcam para adotarem postura prudente, de modo a não terem consequências de devassa grave da vida pessoal e profissional, bem como de vitimização em termos de extorsão e vitimização.

Este crime tem efeitos psicológico altamente devastador sobre as vítimas.
Há uma idade mínima para o uso das redes sociais e os menores devem ser informados das consequências do mau uso destas redes.

Para termos noção do tamanho do problema, basta pesquisar: suicidou-se após vazamento de vídeos íntimos, o número é impressionante.

Além deste perigo há outros. Por que exatamente uma pessoa gostaria de invadir a webcam de alguém? 


"O mundo está em má situação: os selvagens devoram-se uns aos outros, os civilizados enganam-se reciprocamente, e tudo isso é nomeado o curso do mundo". - Arthur Schopenhauer (1788-1860) -


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.