sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Sabe onde mais chove no planeta?


O fenômeno meteorológico chuva resulta da precipitação de gotas líquidas ou sólidas da água das nuvens sobre a superfície da Terra, isso todos sabemos, mas também é do nosso conhecimento que a atividade humana pode desencadear acontecimentos graves, o desmatamento e erosão afetam negativamente a capacidade da terra de captar e reter água.

Não chove onde você mora? Em Mawsynram, um vilarejo da Índia, o oposto é problema.

Abaixo a lista dos locais mais úmidos do planeta.




1. Mawsynram, Meghalaya, Índia
O lugar em que mais chove no mundo é a cidade de Maysynram, localizado no estado indiano de Meghalaya, tem a precipitação anual média mais alta. Fica a apenas 15 km de Cherrapunji. Os moradores costumam colocar isolamento acústico em suas residências para se proteger das ensurdecedoras chuvas. 11.872 mm de média precipitação anual.
elfandarilha© images.nationalgeographic.com


2. Cherrapunji, Meghalaya, Índia
Ironicamente, apesar de estarem em um dos lugares em que mais chove no mundo, os moradores de Cherrapunji têm dificuldades com o fornecimento de água no inverno, quando não chove por meses. Na foto, a ponte que dá acesso ao vilarejo, percorrida diariamente por cerca de 50 pessoas. Média anual de precipitação anual 11.777 mm.
elfandarilha© Rex Features


3. Tutunendo, Colômbia
O rio Tutunendo não é um lugar muito conhecido da Colômbia. Pela proximidade com o equador, eles experimentam praticamente nenhuma variação sazonal da temperatura. As pessoas possuem pequenas casas no local, mas elas ficam quase sempre cobertas pela água. Trata-se de um local isolado e habitado apenas pela população nativa, cerca de 1.000 habitantes. 11.770 mm de média anual de precipitação.
elfandarilha© discoveringsomethingneweveryday.blogspot


4. Rio Cropp, Nova Zelândia
O rio Cropp, na Nova Zelândia, tem apenas 9 km de extensão, mas recebe chuva a maior parte do ano. Média anual de precipitação 11.516 mm.
elfandarilha© LawrieM/Creative Commons


5. San Antonio de Ureca, ilha de Bioko, Guiné Equatorial
San Antonio de Ureca é o lugar onde mais chove no continente africano, com a estação seca sendo apenas de novembro a março. Nesta curta estação, as tartarugas colocam seus ovos. 10.450 mm de média de precipitação anual.
elfandarilha© REX/Keith Waldegrave


6. Debundscha, Camarões
A aldeia de Debundscha fica no pé do monte Camarões, o mais alto pico da África. Diferente do resto do continente, chove muito por lá. Média de precipitação anual 10.299 mm.
elfandarilha© Fotosearch/Getty Images


7. Big Bog, Maui, Havaí
Mais um lugar no Havaí: a ilha Maui é a segunda maior do arquipélago. É um dos locais mais procurados por turistas pelas belas paisagens. 10.272 mm de média anual de precipitação.
elfandarilha© REX/Keith Waldegrave


8. Mt. Waialeale, Kauai, Havaí
O nome de Mt. Waialeale significa “água abundante escorrendo”. O solo é tão ensopado e escorregadio que o acesso à pé ao local é quase impossível. Há apenas dois dias por ano, onde o sol passa em cima tornando possível ver o fundo de um avião. Os pesquisadores acreditam que o formato em cone é o que torna o local tão úmido. 9.763 mm de média de precipitação anual.
elfandarilha
© Facebook


9. Kukui, Maui, Havaí
Puu Kukui é o pico mais alto de Mauna Kahalawa, localizado no Havaí (EUA). O pico é formado por um vulcão, cuja caldeira erodiu e se tornou o que hoje é chamado de vale Iao. Média de precipitação anual 9.293 mm.
elfandarilha© Design Pics/Getty Images


10. Emei Shan, província de Sichuan, China
O monte Emei, o mais alto das Quatro Montanhas Sagradas do Budismo tem a mais alta taxa de precipitação da China. Um fenômeno chamado “mar de nuvens” provoca uma camada dupla de nuvens, que resulta em quedas d'água imensas. A cidade foi reconhecida como patrimônio universal da UNESCO em 1996. Média de precipitação anual 8.169 mm.
elfandarilha
© Pookieevans/Creative Commons


"O bom da chuva é que parece que não tem fim". - Mario Quintana -



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.