segunda-feira, 24 de agosto de 2015

23 proibições que nem imaginávamos que existissem


Houve muitas tentativas para produzir "uma definição universalmente aceitável de lei". Em 1972, uma fonte indicou que nenhuma definição poderia ser produzida. 


De forma simples podemos admitir que Lei é um sistema de regras que são aplicadas através de instituições sociais para governar o comportamento. Têm por finalidade impor o que uma determinada sociedade considera o Bem, estabelecendo uma penalidade para aquele que não respeitar esse bem social.

Na lista a seguir vamos conhecer como se aplicam estas regras, um pouco por todo o mundo.

Homens vestidos de mulher

Em Melbourne, na Austrália, se vestir como uma mulher em público é proibido aos homens.
© DigitalVision / Getty Images


Anna e o Rei

Tailândia proibiu o filme Anna e o Rei porque ele foi considerado um insulto para a família real eles alegam que distorceu a história. De acordo com a lei tailandesa de 1930, qualquer filme desrespeitando a monarquia pode ser proibido, e os diretores podem ser enviados para a prisão.
© Moviestore Colecção / REX


Kinder Surpresa

Nos EUA, você não pode comprar Kinder Surpresa para agradar as crianças. Estes ovos são muito populares, mas nos Estados Unidos são considerados perigosos por causa do brinquedo que é um perigoso e pode asfixiar. O país proibiu-os em 1938.
© Katherine Balmer / REX 


Chicletes

A venda e importação de goma de mascar é proibido em Cingapura, é quase impossível encontrar. As exceções são para pessoas que precisam mastigar pastilha elástica por razões médicas. A proibição, introduzida em 1992 ainda é válida.
© JONATHAN DRAKE / Newscom / Reuters


Claire Danes

Em Manila, nas Filipinas, todos os filmes com Claire Danes  foram proibidos desde 1998, quando a atriz visitou a cidade para uma sessão e posteriormente criticou-os dizendo ser fedorenta, bizarra e infestada de ratos.
© PHIL McCarten / Newscom / Reuters


Reencarnação sem a aprovação do governo

Por mais estranho que possa parecer, a China proibiu a reencarnação sem a aprovação do governo desde 2007. Esta lei pertence às "medidas regulamentares para a reencarnação de Budas vivos no budismo tibetano", e só mosteiros budistas podem solicitar permissão.
© KIM KYUNG-Hoon / Newscom / Reuters


Jogging

A maioria dos países concorda que o exercício físico é bom para a saúde, mas o Burundi proibiu a corrida em grupo em 2014. O Presidente, Pierre Nkurunziza, considerou que o grupo de corrida serviu como esconderijo em atividades subversivas. Esta lei é grave o suficiente para enviar as pessoas para a prisão, mas só se aplica aos corredores em grupo.
© WestEnd61 / REX


Roupas amarelas

Vestir roupas amarelas é proibido na Malásia desde 2011, ativistas vestiram esta cor para protestar contra as leis eleitorais.
© REUTERS / Bazuki Muhammad


Ficar sem combustível

Na Alemanha, é ilegal ficar sem combustível na auto estrada. O problema é que também é proibido caminhar ao longo da rodovia quando for necessário comprar o combustível, caso em que a multa será agravada.
© Sean Gallup / Getty Images


Ketchup

Desde 2011, o ketchup é proibido nas cantinas das escolas e escolas francesas. Duas razões para isso: o ketchup é muito rico em açúcar e estragam o sabor da cozinha francesa.
© Scott Olson / Getty Images


Haggis

Os Estados Unidos têm leis muito rigorosas em matéria de Haggis, (é um prato tradicional da cozinha escocesa e consiste num bucho de carneiro recheado com vísceras, ligadas com farinha de aveia). Este produto é proibido em os EUA há mais de 40 anos.
© RUSSELL CHEYNE / Newscom / Reuters


Certos cortes de cabelo

Em 2010, o governo iraniano proibiu certos penteados para homens como rabo de cavalo e cabelos espetados, a fim de se livrar da "decadência ocidental". Para ser mais preciso, o governo publicou em um jornal os penteados autorizados. A partir do verão de 2015 os penteados 'satânicos' e depilação de sobrancelhas também estão proibidos para os iranianos.
© Agência de Notícias Mehr, Mohsen Rezaei / AP Photo


Playback (Lip Sync ou Sintonia Labial)

No Turcomenistão, a sincronização labial é ilegal. A prática foi proibida em 2005 para preservar a verdadeira cultura. Esta não é a única coisa proibida no Turquemenistão: ópera e balé também são proibidos por serem consideradas supérfluas.
© Elizabeth Dalziel / AP Photo


Trocar uma lâmpada

No Estado de Victoria, Austrália, trocar uma lâmpada em si é ilegal, a menos que você seja eletricista.
© Jacquelyn Martin / AP Photo


Chamuças

O grupo extremista somali al Shabaab proibiu chamuças porque eles são considerados "muito cristã" por causa de sua forma com três faces, que lembram da Santíssima Trindade.
© Jay Mallin / Bloomberg News


Morrer no parlamento

Já foi proibido morrer no Parlamento britânico, porque dava direito a um funeral de Estado. Esta lei foi eleita a mais absurda da Grã-Bretanha por uma pesquisa em 2008.
© Jason Alden / Bloomberg News


Ovomaltine e Marmite

Estes dois produtos são proibidos na Dinamarca porque a lei dinamarquesa requer autorização para comercializar produtos que contenham vitaminas ou minerais. Na Dinamarca, considera-se que uma dieta equilibrada é suficiente para fazer qualquer valor nutricional para o corpo. A lei relativa aos aditivos foi criada em 2004.
© Chris Ratcliffe / Bloomberg


Série sobre viagem no tempo

A viagem no tempo não é possível, mas é um conceito que realmente não é apreciada na televisão chinesa. As autoridades decidiram proibir tal conteúdo, por considerar que o tema é responsável pela criação de mitos e promoção de fatalismo e reencarnação. A proibição, que data de 2011 ainda está em vigor. Foto: Uma cena de Back to the Future.
© c.Universal / Everett / REX


Dançar em boates

Tóquio, capital do Japão, é famosa por sua vida noturna, mas você sabia que é proibido dançar em clubes depois da meia-noite? Esta lei foi aprovada em 1948, mas o país sediará as Olimpíadas em 2020 e os legisladores estão determinados a se desfazer dessa ação considerada draconiana.
Yoshikazu Tsuno © / AFP / Getty Images


Calças jeans azuis

Nós já sabemos que as relações entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos são más, mas muitos não sabem que calças jeans azuis são proibidas, porque sua cor é associada aos Estados Unidos.
© iStock / Getty Images


Jasmim

Em 2010, a revolução na Tunísia foi nomeada a "Revolução de Jasmim". As autoridades chinesas se tornaram cautelosos com esta inspiração e as proibiram em seu país.
© iStock / Getty Images


Chinelos

Em Capri, na Itália, é ilegal usar chinelos por causa do barulho que eles fazem.
© Paul Burns / Blend Images / Corb


Jogos de vídeo on-line após a meia-noite

Em 2011, a Coréia do Sul aprovou uma lei que proíbe as crianças de jogar jogos de vídeo online entre a meia noite e 6:00h, a fim de diminuir a dependência em jogos. Em 2013, o governo relaxou a lei, permitindo que os jovens possam jogar online no horário a pedido dos pais.
© Sascha Schuermann / Getty Images


"Ainda que sendo tarde e em vão, perguntarei por que motivo tudo quando 
eu quis de mais vivo tinha por cima escrito: "Não". - Cecília Meireles -


4 comentários:

  1. No Brasil também é ilegal ficar sem combustível. Você toma multa se parar na rua por falta de gasolina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o diferente nisso é o fato de que na Alemanha caminhar na auto estrada para comprar o dito combustível é agrante para a multa.

      Obrigada

      Excluir
  2. Boa noite, Rita.
    Realmente a maioria das proibições são estranhas. A do kinder ovo eu concordo, o brinquedos são pequenos e normalmente quebram no primeiro toque e para crianças muito pequena é perigoso,mesmo. A da atriz Claire Danes, vamos combinar que ela foi muito deselegante.
    Bjus
    Lúcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo, os brinqudinhos do kinder ovo são perigosos e não teria lógica comprar, pagar mais e não poder beneficiar-se. E a deselegância custa caro, às vezes.

      Obrigada, beijos

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.