terça-feira, 14 de julho de 2015

Doceria como foram os últimos 100 anos


Confeitaria, doceria ou pastelaria é uma especialidade da culinária. Estes termos também indicam o conjunto de doces produzidos de forma tradicional.

A evolução da doceria deu a volta ao mundo, dos tradicionais bolos de família à cozinha inovadora. Mas existem algumas "obras primas" que merecem ser eternizadas.

Em 1910  e 1920 destacaram-se o ‘Devil’s Food Cake’ e o ‘Sponge Cake’. Na década seguinte foi a vez do ‘Eton Mess’ das sobremesas em copos de cocktail.
Elfandarilha
© Reprodução Daily Mail


Nos anos 30 foi a vez do bolo ‘Pavlova’ e do ‘Cornmeal Mush’. Em 1940 chegavam o pudim de pão e manteiga e o ‘No-Bake Chocolate Cake’.
elfandarilha
© Reprodução Daily Mail


Os anos 50 ficaram marcados pelo ‘Knickerbocker Glory’ e pelo ‘Baked Alaska’. Já em 1960 chegou o bolo de ananás invertido e as sobremesas feitas com gelatina.
elfandarilha
© Reprodução Daily Mail


Nos frenéticos anos 70 a fonte de chocolate ganha cada vez mais adeptos, mas o chocolate destaca-se ainda no ‘Chocolate Fountain’. Na década de 80 dão entrada as sobremesas em camadas e o complexo ‘Black Forest Gateau’.
elfandarilha
© Reprodução Daily Mail


Os anos 90 eternizaram o iogurte gelado e as sobremesas de bolacha. 2000 trouxe os ‘cupckaes’ e as sobremesas feitas com nitrogênio.
elfandarilha
© Reprodução Daily Mail


A partir de 2010 o destaque vai para os cronut e os macaron.
elfandarilha
© Reprodução Daily Mail


"Além das aptidões e das qualidades herdadas, é a tradição que faz de nós aquilo que somos". - Albert Einstein -



Um comentário:

  1. Doces, doces e mais doces, quero todosss... rsrsrsrsrsrrs

    Adoro doces!!!

    Ótima matéria!

    Até mais

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo