terça-feira, 2 de junho de 2015

Casas que nunca pensamos que existissem


Quando falamos em construção de casas imaginamos uma casa dentro dos padrões arquitetônicos considerados normais, é o normal. Mas algumas construções pode ter como motivação o gosto peculiar do morador ou mesmo a necessidade de um abrigo e despertam curiosidade.


Foi erguida em 1968 por um grupo de jovens que decidiram que esta rocha no meio do rio Drina, perto de Bajina Basta (Sérvia) era a localização perfeita para um pequeno abrigo. O co-proprietário atual ainda é um dos envolvidos na sua construção (22 de Maio de 2013).
 title=© Reuters/Marko Djurica


Bohumil Lhota, um construtor checo de 73 anos, mostra como funciona a sua criação, em Velke Hamry. Ele começou em 1981 a projectar um edifício único, no meio da natureza. Tem um mecanismo que lhe permite subir e descer a casa, para aproveitar a temperatura do solo, e rodá-la sobre si mesma para mudar a vista das janelas. Construiu-a finalmente em 2002 (7 de Agosto de 2012).
 title=© Reuters/Petr Josek


Chama-se Heliodome, e é uma casa bioclimática instalada em Cosswiller, no este de França. Foi projetada como um relógio solar gigante e tridimensional, construído num determinado ângulo, em relação ao sol, que cria sombra dentro de casa durante os meses de Verão, mantendo a temperatura fresca. Durante o Outono, o Inverno e a Primavera, a luz solar entre pelas enormes janelas aquecendo o interior do edifício (4 de Agosto de 2011).
 title=© Reuters/Vincent Kessler


Um novo tipo de reciclagem: na aldeia de Miziara, no norte do Líbano, a carcaça de um avião estacionado sobre uma casa transformou-se em um novo apartamento (21 de Maio de 2015).
 title=© Reuters/Aziz Taher


No topo do edifício de uma fábrica, em Dongguan, na China, foram construídos alguns andares, protegidos com vegetação (10 de Setembro de 2013).
elfandarilha© Reuters/China Daily


Quem é que não sonha com uma casa numa árvore? Esta está pendurada em Le Pian Medoc, no sudoeste de França (24 de Abril de 2009).
elfandarilha© Reuters/Regis Duvignau


Benito Hernandez à entrada da sua estranha casa, perto de San Jose de Las Piedras, no México. Há 30 anos que vive com a mulher e restante família numa construção de tijolo rudimentar com uma rocha de 40 metros de diâmetro que serve de telhado (16 de Janeiro de 2013).
 title=© Reuters/Daniel Becerril


Parece um templo grego. Esta casa está a ser construída no norte de Líbano, na aldeia de Miziara, segundo o modelo de um antigo edifício de Baalbek, no este do País (12 de Maio de 2015).
 title=© Reuters/Aziz Taher


A quilômetros de distância, em todos os sentidos, esta moradia com três quartos e dois banheiros, em Sydney (Austrália), nasceu de quatro containers que podem ser desmontados em menos de um dia (1 de Agosto de 2005).
 title=© Reuters/David Gray


Thierry Atta a varrendo o pátio da sua casa, construída com a forma de um crocodilo, em Abidjan, na Costa do Marfim (11 de Setembro de 2008).
 title=© Reuters/Thierry Gouegnon


O tema avião parece ser mais frequente do que se pensa. Em Abuja, na Nigéria, o proprietário desta casa recriou o formato do avião no último andar (24 de Novembro de 2009).
 title=© Reuters/Goran Tomasevic


Operários demolindo uma casa construída ilegalmente no topo de um prédio de 26 andares, rodeada de rochas de imitação, em Pequim, China (26 de Agosto de 2013).
 title=© Reuters/Stringer


Referências: MSN


* Coloquei a minha casa sobre o nada, por isso todo o mundo é meu.
 - Johann Goethe -



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.