segunda-feira, 1 de junho de 2015

14 vilarejos pitorescos pouco conhecidos no continente europeu



Comunidades pitorescas e com séculos de história podem ser encontradas no continente europeu, como é o caso de algumas das cidades mais coloridas do mundo. Alguns são destinos mundialmente famosos, enquanto outros são praticamente desconhecidos. Mas não se engane quanto a estes quase desconhecidos, são vilarejos que conservam a alma de suas nações, e capazes de fascinar qualquer turista.

Conheça quinze locais atraentes, algumas são pequenas aldeias em região rural, com poucos traços da vida moderna.



Folegandros, Grécia

elfandarilha© Shutterstock

Com apenas 32 km², esta é a menor das Cíclades, um grupo de ilhas ao sul do Mar Egeu. Conta com três pequenas vilas, interligadas por uma estrada pavimentada - Karavistasis, Chora e Ano Meria -, além de um litoral composto por algumas praias paradisíacas.


Monsanto, Portugal

elfandarilha© Shutterstock 

Esta freguesia, localizada em Idanha-a-Nova, quase na fronteira com a Espanha, possui um visual arrebatador, com casas apertadas entre enormes rochedos. Já foi nomeada a "mais portuguesa de todas as vilas do país", devido às suas edificações feitas de pedra granítica.


Wells, Inglaterra

elfandarilha© Shutterstock


Fica localizada no condado de Somerset e é conhecida por ser a menor cidade do país, com pouco mais de dez mil habitantes. Seu nome vem dos três poços em seu território urbano dedicados a Santo André. Virou destino turístico em razão de sua catedral anglicana, em estilo gótico.


Castelluccio di Norcia, Itália

 elfandarilha© Shutterstock

Trata-se de uma comunidade isolada no topo dos Sibilinos, no sul da Umbria. Possui cerca de cem habitantes somente e este número costuma reduzir drasticamente durante os meses mais frios do ano. É conhecida, em especial, pela sua produção de sal trufado, uma iguaria distribuída para diversas regiões do país.


Appenzell, Suíça

elfandarilha© Shutterstock

Este cantão encontra-se no nordeste do país e é composto por paisagens rurais, pontuadas por montanhas alpinas, colinas verdejantes e rios sinuosos. Durante o inverno é a casa de três áreas de esqui. Seu perímetro urbano conta com algumas boutiques, shoppings e restaurantes.


Aberdour, Escócia

elfandarilha© Shutterstock

Fica situada no estuário do rio Forth, na margem oposta à capital Edimburgo. É um pitoresco vilarejo que abriga duas belas praias, um interessante castelo do século XIII e, é claro, como quase toda cidade escocesa, um campo de golfe. Sua rua principal localiza-se a algumas quadras da costa e dispõe de uma boa variedade de pubs e lojas comerciais.


Terschelling, Holanda

elfandarilha© Shutterstock

Tem uma área total de 88 km² e compõe as ilhas Frísias holandesas. É a casa da reserva De Noordvaarder, com seus bancos de areia de grande beleza natural e serenitude. Também abriga uma boa quantidade de trilhas e ciclovias. No perímetro urbano há restaurantes, bares e até atrações noturnas.


Bârsana, Romênia

elfandarilha© Shutterstock

Esta graciosa comunidade está localizada no Condado de Maramures, no extremo norte do país. Como outras cidades e vilas da região, estar neste local é como voltar no tempo. Possui as mais impressionantes e diferentes edificações de madeira do país. Em suas ruas somente podem circular charretes e bicicletas.


Rye, Inglaterra

elfandarilha© Shutterstock

Localizada em East Sussex, esta pequena cidade já foi um destino litorâneo, porém, devido ao recuo do mar na Idade Média, hoje está a cerca de dois quilômetros da costa inglesa. Trata-se de uma charmosa vila, onde se destacam suas construções de madeira, em especial na Mermaid Street, a mais famosa de suas ruas.
Perast, Montenegro

elfandarilha© Shutterstock

Esta antiga cidade está situada na Baía de Kotor, no litoral norte do país. Em suas proximidades foram descobertos vestígios da cultura neolítica, além de evidências de que por aqui passaram ilírios e romanos. Apesar de seu tamanho diminuto, possui um centro sofisticado, com boas opções de hotéis e restaurantes.

Tossa de Mar, Espanha

elfandarilha© Shutterstock

Este é um excelente destino de praia para quem estiver visitando a Costa Brava, na Catalunha. Seu centro histórico, formado por muros de pedras, casas baixas e vielas estreitas é um charme só. A Torre Moorish guarda um dos mais sensacionais visuais do Mar Mediterrâneo.


Sirmione, Itália

elfandarilha© Shutterstock

Esta comunidade encontra-se na margem sul do lago di Garda, a maior superfície de água doce do país. Possui um visual paradisíaco, com belas atrações turísticas, como a Rocca Scaligera e a Igreja de San Pietro in Mavino. Conta, também, com gostosos restaurantes com vista para o lago.


Cesky Krumlov, República Checa

elfandarilha© Shutterstock

Situada no sul do país, é uma cidade medieval que data do século XIII. Apresenta casas com diversos estilos arquitetônicos, com destaque para o barroco, o renascentista e o gótico. Suas torres, praças e castelo mantém a atmosfera da Idade Média, proporcionando uma autêntica viagem no tempo.


Keswick, Inglaterra

elfandarilha© Shutterstock

Os encantos do Lake District já inspiraram diversos escritores e artistas de todo o mundo. E não é para menos: com lagos límpidos, montanhas e bosques exuberantes, trata-se de uma das regiões mais belas do país. Já a cidade é charmosa e dispõe de excelentes museus, teatros, cinemas e lojas comerciais.



* No interior da grande cidade de todos está a cidade pequena em que realmente vivemos. - José Saramago -

6 comentários:

  1. Lugares maravilhosos, espero poder conhecer um dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São realmente, Monsanto é belíssimo.

      Obrigada

      Excluir
  2. Rita, quanta beleza! Parecem gravuras de lugares imaginários.
    Lindos, mesmo
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade parecem gravuras.

      Obrigada, beijos

      Excluir
  3. Todos sítios que gostaria de conhecer, são fantásticos, parecem saídos directamente de contos de fadas =)

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.