sábado, 16 de maio de 2015

Pedestre 2.0 anda distraído e pode ser atropelado


Elfandarilha

Se os motoristas são alvos de vários alertas sobre o perigo de usar celulares ao volante, também os pedestres devem redobrar os cuidados quando usam smartphones ao caminhar na via pública.

Estás prestes a atravessar a rua na faixa de pedestre, mas ao mesmo tempo troca mensagens com uma amiga, há trânsito e está distraído, cuidado! Não viu que o semáforo estava vermelho para o pedestre?

É recorrente alertar para os perigos do uso de celulares ao volante, uma matéria preocupante em termos de segurança rodoviária, mas também é necessário que os pedestres tenham consciência do perigo que acarreta caminhar numa cidade cheia de tráfego ao mesmo tempo que estão absortos no celular, trocando mensagens ou conferindo a piada dos vídeos que alguém publicou numa rede social, ou seja, o pedestre 2.0, que usa constantemente o smartphone.

Dedicar a atenção ao celular enquanto caminhamos  tornou-se numa distração preocupante. 

Os números causam preocupação, chegam ser alarmantes, basta ver o caso dos Estados Unidos em 2011, onde morreram mais de quatro mil pessoas e mais de 60 mil ficaram feridas, por causa de distrações com os celulares enquanto caminhavam.

Em Portugal em 2013, morreram 97 pedestres e 5.402 ficaram feridos, segundo dados da Autoridade Nacional para a Segurança Rodoviária.

Em San Javier, Espanha até já foi criado um sinal de trânsito para alertar dos perigos de usar os smartphones enquanto caminha na via pública.




* A vida deve ser encarada como em um trânsito , alguns obstáculos são postos para você não sofrer acidentes. - levita2 -



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo