sábado, 9 de maio de 2015

Extraordinários anfiteatros romanos fora de Roma


Anfiteatros são arenas ovais ou circulares rodeadas de degraus a céu aberto. Na Roma Antiga foram adaptados dos teatros gregos para servirem aos combates de gladiadores, de animais selvagens e demais diversões públicas. Podiam ser até cheios de água (alguns deles) para espetáculos de combates navais. São ruínas do Império Romano. É impossível, por exemplo, ir à Roma e não conhecer o Coliseu, umas das mais famosas e visitadas do mundo. 


Pula, Croácia

 title=
© Boris Licina/commons.wikimedia

Cidade costeira, localizada na região de Istra, foi importante polo de comércio durante o Império Romano. Foi construída entre 27 a.C e 68 d.C, a Arena de Pula foi feita para divertir 30 mil habitantes. É um dos mais bem conservados do mundo, com galerias subterrâneas e estruturas intactas. Atualmente, no recinto,  realiza-se o Festival de Filme de Pula , além de outros espetáculos.


Aspendo, Turquia

 title=
© negroni f/commons.wikimedia

A cidade foi fundada no ano 1000 a.C e também está bem conservado. Foi construído em 155 a.C para o deus do teatro e do vinho Dionísio. Tendo sido criado para realização principalmente de eventos relacionados à arte, diferente das brigas sangrentas, como era o costume. Atualmente o local recebe o Festival Anual de Opera e Festival de Ballet.


Léptis Magna, Líbia

 title=
© Daviegunn/commons.wikimedia

Era uma cidade próspera do Império Romano que se encontra em ruínas. A arena foi construída em 56. a.C, está muito bem conservada, mas não recebe muitas visitas por ser de difícil acesso. Além, especialmente da Líbia não ser um país muito popular para turistas. Quem se aventurar e lá chegar vai conhecer uma das ruínas mais incríveis do mundo.


Verona, Itália

 title=
© Andreas Tille/commons.wikimedia

Era um centro militar no Império Romano, depois tornou-se conhecida como o destino dos apaixonados, por ser palco do romance de Romeu e Julieta. A arena foi construída em 30 d.C é a terceira maior do mundo, atrás do Coliseu de Roma e da Cápua, de Nápoles. Atualmente o local recebe festivais e espetáculos diversos durante todo o ano. 


Arles, França

 title=
© J Malik/commons.wikimedia

Arles: entre o clássico romano e o medieval, é bem menor que o Coliseu de Roma, recebe aproximadamente 20 mil pessoas contra os 80 mil do anfiteatro italiano, tinha grande importância importancia na época do Império Romano. Era o principal ponto de de parada dos viajantes. Atualmente ainda existem alguns eventos de luta, porém bem mais seguros que os esportes sangrentos do passado.


Nimes, França

elfandarilha
© José Luiz Bernardes Ribeiro / CC-BY-SA-3.0

Nimes é uma cidade charmosa no sudeste da França e bastante procurada para o turismo. Sendo o anfiteatro uma das atrações. Construído em 70 a.C, é conhecido também como o "Coliseu Francês", pela estrutura similar com a arena italiana. Atualmente acontecem touradas e diversos espetáculos no local.


Pompéia, Itália

elfandarilha
© Shutterstock

Apesar da história trágica, é um dos principais sítios arqueológicos do planeta. A cidade foi arrasada pela erupção do Vesúvio em 79 d.C. Seu anfiteatro, construído em 80 a.C, antes do Coliseu, só foi redescoberto com as escavações de 1700. Além do grande fluxo de turistas realizada-se eventos e espetáculos musicais. Um dos mais famosos é o clip feito pela banda Pink Floyd em 1972, chamado de "Live at Pompeii".


Lecce, Itália

 title=
© Shutterstock

Foi fundada há mais de dois mil anos. Está localizada na região da Puglia e era uma cidade muito importante no Império Romano. O anfiteatro tinha capacidade para 15 mil pessoas, foi descoberto apenas em 1901 e após anos de escavações, ganhou sua estrutura atual. É hoje um dos principais pontos turísticos e  palco de vários eventos.


El-Jem, Tunísia

title=
© Agnieszka Wolska/ Creative Commons

Localizado no meio do deserto, o também chamado Anfiteatro Romano de Thysdrus possui uma estrutura muito bem conservada. Tinha capacidade para mais de 30 mil pessoas, foi inaugurado em 238 a.C e seus eventos traziam principalmente gladiadores e lutas sangrentas com animais selvagens. Hoje recebe o Festival Internacional de Música Sinfônica e outros eventos menores.



Siracusa, Itália

 title=
© Victoria/Flickr

É uma bela cidade situada na Sicília, muito procurada por turistas que querem sol e praias cristalinas. No Parque Arqueológico de Neapolis está uma das ruínas mais impressionantes do Império Romano. Foi construído em 5 d.C, a primeira arena construída depois de Cristo. Hoje recebe festivais de música durante o verão, longe ficaram os tempos em que era usada principalmente para batalhas sangrentas.


* É necessário passar sobre as ruínas como quem vai pisando em um campo
 de flores. - Antero de Quental -


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.