quinta-feira, 19 de março de 2015

Beijo ou abraço ao cumprimentar?

A melhor maneira ainda é a de estudar e observar os comportamentos de cada pais que você for visitar, para não cometer gafes. Alguém se recorda do Presidente do Brasil recepcionando o Papa? Não houve beijo no anel e sim tapinhas nas costas, nesse caso falhou horrivelmente o cerimonial do Palácio do Planalto.

elfandarilhaDevo dizer que pesquisei inúmeros artigos e encontrei informações diferentes, especialmente em relação aos beijos no Brasil, aqui estão definidos de acordo com a maior quantidade de informação semelhante.

Apesar de parecer que não haja uma etiqueta muito rígida para o beijo, dependendo da cultura há, assim sendo convém fazer pequenas observações.

Qualquer contato físico além do aperto de mão pode gerar melindre e tornar-se inadequado.

É tudo muito divertido, mas e vale para todos? O médico que acaba de conhecer no consultório, beija ou não? O dono da empresa onde trabalhamos, beija ou não? E a Presidente da República? É sempre o superior hierárquico quem dá o sinal, ela é quem vai sinalizar se beija ou não.

Na hora do abraço, tome cuidado com óculos, relógios, anéis e assessórios para não “enroscar” nos interlocutores.

Quando já há uma certa intimidade entre os convivas, no cumprimento entre homem e mulher ou entre mulheres é comum o beijo ou beijos no rosto. Uma grande dúvida sempre é quantos beijos são dados no interlocutor. Normalmente são dois beijos, um em cada lado do rosto. 

A dúvida na quantidade de beijos acaba gerando algum desconforto na hora do cumprimento. Às vezes protagonizamos situações constrangedoras em tentar dar um terceiro beijo e a outra pessoa nem perceber e sair, outras ocasiões nós é que saimos.

No Brasil em São Paulo, dá-se um só; no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, dois; no Nordeste, três!

Beijos em situações profissionais


Chile - Um

Beijo no rosto é um cumprimento comum entre mulheres e entre mulher e um homem. Dois homens não se cumprimentam com beijo no rosto.

Argentina - Um

Homens e mulheres trocam beijos no rosto em situações profissionais ou não. Em algumas províncias os cumprimentos de homens são aperto de mão, um abraço, um beijo, em sequência.

México - Não

Homens e mulheres trocam apertos de mão.
Beijo no rosto é hábito apenas entre pessoas íntimas. Homens costumam abraçar-se dar tapas nas costas um do outro.

Colômbia - Um

A regra do beijo é válida para cumprimento entre duas mulheres ou entre uma mulher e um homem. Dois homens não trocam beijos no rosto, em situação formal restringe-se ao aperto de mão.

Portugal - Dois

Para cumprimentos a colegas de trabalho. Um em cada bochecha, entre duas mulheres ou uma mulher e um homem.

Venezuela - Não

São aceitos apenas apertos de mãos em situações de trabalho. 
Beijo na bochecha só entre familiares e amigos muito próximos.

Estados Unidos - Não

Os americanos são meio reservados, apesar de simpáticos. Evite tocar as pessoas, abraçar ou dar beijos ao cumprimentar.

Peru - Um

É aceita a troca de beijo para cumprimentar colegas de trabalho, familiares e amigos. Culturalmente não é comum entre homens.

Brasil - São Paulo - Um

Profissionalmente, um homem e uma mulher, ou duas mulheres, podem trocar beijos no rosto. Entre homens só ocorre entre familiares ou amigos muitos próximos.

Brasil - Rio de Janeiro - Dois - Um em cada bochecha

Em situações de trabalho, dois homens não costumam trocar beijos. Já duas mulheres e uma mulher e um homem podem trocar beijos.

Brasil - Minas Gerais - Um ou três

No segundo caso alternando as bochechas.
Contextos de trabalho aceitam o beijo no rosto sendo a interação entre duas mulheres ou uma mulher e um homem.

Brasil - Região Sul - Um ou dois 

Assim como em outras do país, costuma-se usar beijos nos cumprimentos, entre mulheres e mulher e homem.

Rússia

Os russos apertam as mãos firmemente, logo em seguida, abraçam a outra pessoa bem apertado (abraço de urso) e beijam, alternando as bochechas, 2 ou 3 vezes.

India

Demonstrações públicas de afeto são uma péssima ideia, são tabus no país.

E vale lembrar se está resfriado não beije e pronto!

Fontes: Yahoo respostas, wikipédia, abril


* O costume é o principal moderador dos atos humanos. Esforcemo-nos por adquirir e conservar bons costumes. - Francis Bacon -


4 comentários:

  1. Entre nós, para as pessoas adultas, o beijo e o abraço, são gestos comuns usados entre pessoas de sexos diferentes, ou normalmente entres pessoas do sexo feminino; o sexo masculino usa apenas, entre si, o abraço, mais ou menos apertado e expansivo, conforme a intimidade das pessoas e as circunstâncias. Há, portanto, conceitos dentro de cada um que é preciso respeitar, que até são uma grande defesa contra muitos abusos e faltas de respeito. Nos nossos tempos modernos, em que muitos destes conceitos se perderam, surgiram os abusos, como frutos do excesso. É bom não esquecer que um beijo reflete e simboliza um sentimento interior, que deixa de existir quando há abuso, como num beijo roubado, sensual e traidor. Do beijo se pode dizer: Corruptio optimi, pessimum, (a corrupção de uma coisa ótima, torna-a péssima) e fique-nos como exemplo o beijo de Judas.
    http://www.saudeumdesafio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem lembrado, o beijo de Judas, e nos locais de trabalho, infelizmente acontecem , por razões inaceitáveis, muitas vezes.

      Obrigada

      Excluir
  2. Me parece que, em dúvida, esperamos a iniciativa da outra pessoa e seguimos o exemplo. Pior é que, se ambos estiverem adotando a mesma tática, não vai sair beijo nenhum, por maior que seja a vontade de fazê-lo.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também acho e no trabalho mais complicado ainda.

      Obrigada

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.