sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Os 5 monarcas mais velhos do mundo


Foi em Junho de 1953 que Isabel II foi coroada Rainha do Reino Unido, da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, e de Seus Outros Reinos e Territórios, e ainda Chefe da Commonwealth. Contudo, a sua chegada ao poder deu-se mais de um ano antes, a 6 de Fevereiro de 1952, com a morte do seu pai. Jorge VI tinha apenas 58 anos. Hoje, Isabel II é a dona da coroa da imagem e a mais velha monarca do planeta: completará 89 anos a 21 de Abril de 2015. Saiba quem são os cinco reis mais velhos da Terra.


Isabel II é a líder da lista. 

88 anos. Duração do reinado: 62 anos. A 9 de Setembro de 2015, tornar-se-á a rainha que mais tempo ocupou o trono na história do Reino Unido,ultrapassando a rainha Vitória, sua trisavó. Alexandrina Victória tornou-se rainha em 1837 e esteve no trono durante 23.226 dias, 16 horas e 23 minutos, de acordo com o jornal britânico The Guardian.


© Cofina Media/ Revista Sábado


Rei Abdul Halim da Malásia

87 anos.  Nasceu a 28 de Novembro de 1927. Duração do reinado: é sultão há 56 anos, e rei da Malásia há três. Subiu ao trono do sultanato de Kedah, um dos estados da Malásia, a 14 de Julho de 1958. Em 2011, foi eleito rei da Malásia ou Yang di-Pertuan Agong. O país é uma monarquia constitucional, uma medida implementada depois da independência face ao Reino Unido. Abdul Halim já fora eleito rei em 1970, tendo ficado no trono até 1975.


© Cofina Media/ Revista Sábado


Emir Sabah Al-Ahmad Al-Jaber Al-Sabah do Kuwait

85 anos. Nasceu no dia 16 de Junho de 1929. Subiu ao trono a 29 de Janeiro de 2006. Duração do reinado: 8 anos.  Sucedeu a Emir Saad, que abdicou do trono por sofrer de Alzheimer.


© Cofina Media/ Revista Sábado


Bhumibol Adulyadej da Tailândia

87 anos Nasceu a 5 de Dezembro de 1927 Duração do reinado: 68 anos. Nasceu em Cambridge, EUA, e tem quatro filhos.


© Cofina Media/ Revista Sábado


Sultão Ahmad Shah do estado de Pahang, Malásia. 

84 anos. Nasceu no 24 de Outubro de 1930. Subiu ao trono a 7 de Maio de 1974. Duração do reinado: 40 anos.  O seu nome completo é Ahmad Shah Al-Musta'in Billah Ibni Al-Marhum Sultan Abu Bakar Riayatuddin Al-Mu'Azzam Shah. Tem diplomas das universidades de Exeter e de Oxford.


© Cofina Media/ Revista Sábado


Fonte: Revista Sábado



* O rei que possuir a justiça não precisa de coragem. - Aristóteles - 



6 comentários:

  1. É interessante, mas eu gostei mesmo foi de pronunciar os nomes dos 4 últimos, kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade.Não é tarefa fácil kkk

      Abraços, obrigada

      Excluir
    2. Na verdade não é isso, é que eu acho bonito.
      Só não poderia ter nascido num lugar deses, pois creio que seria um belo de um Ditador, kkkkkkkkk... Um abraço minha linda.

      Excluir
  2. O último da lista acho que só perde em nome com mais palavras para o nossos imperadores D. Pedro I, e II. São algumas figurs lendárias, verdadeiras relíquias do passado, tanto as pessoas como os regimes que representam.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.