sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Nami # nus - poderá ser o nome de uma cidade

 Selected for Google Maps and Google Earth

Luderitz é uma cidade costeira da Namíbia, tem cerca de 13.200 habitantes, e alguns moradores estão protestando contra planos de alteração de seu nome para Nami # nus ! 

Luderitz, foi fundada em 1883, está situada no Oceano Atlântico, em uma parte particularmente isolado da Namíbia, um país árido de 2 milhões de km2.  Em 1909 teve uma súbita onda de prosperidade devido à descoberta de diamantes na área.  A cidade é conhecida pela sua arquitetura colonial, incluindo obras no estilo Art Nouveau, e pela fauna que inclui focas, pinguins, flamingos e avestruzes.

A história do que hoje é a Namíbia é traumática. Ocupantes alemães abateram dezenas de milhares de Nama e Herero. Em 1905, as autoridades alemãs estabeleceram um campo de concentração em Shark Island. Como resultado das condições trágicas de trabalho forçado empregada pelos alemães, o extermínio sistemático de entre 1.000 e 3.000 africanos dos Herero e Nama tribos ocorreu aqui, no início do século XX.

A África do Sul ocupou o território após a derrota das forças alemãs na Primeira Guerra Mundial e, posteriormente impôs seu sistema de apartheid da separação racial. A independência foi declarada em 1990, após um conflito de guerrilha.

Um plano para mudar o nome de Luderitz ganhou novo impulso em 2013, quando o presidente Hifikepunye Pohamba apresentou-o em um discurso sobre os limites do círculo eleitorais antes das eleições, tendo também aprovado uma recomendação para alterar o nome de Caprivi, uma área estratégica que foi palco de confrontos militares do passado, a região de Zambeze e que havia sido nomeada por um conde alemão.

© Peter Stenglein

O nome, proposto por algumas autoridades locais e autoridades tribais, incorpora sons como na língua falada pela etnia Nama na nação Sul-Africana. Esses sons são muitas vezes representados na forma escrita com símbolos de pontuação.

Morador de Luderitz, Crispin Clay acha que o nome proposto poderia prejudicar a capacidade de Luderitz para atrair turistas internacionais e pode não ser reconhecido por computadores e websites.

"Ninguém sabe como pronunciar completamente certo ou como escrevê-la", disse Clay, observando que "uma ligeira pronúncia de Nami! # Nus soa como um termo depreciativo para uma mulher na língua local".

A Agência de Imprensa Namíbia, esta semana cita que Suzan Ndjalek, prefeito de Luderitz, disse que nenhuma decisão final tinha sido tomada e que a mudança do nome proposto não tinha ainda sido feita.


© Wikipedia

Os opositores da Nami! # Nus, o que pode ser traduzido como "Lugar abraçado pela água", estão apelando para um referendo e dizem que eles podem recorrer à ação legal.

Já Clay, o morador de Luderitz, disse que seus nervos estão no limite, na cidade normalmente tranquila.

"Nós nunca vamos conseguir a pronúncia certa", disse ele sobre o novo nome.




* O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem ou 
de uma nação. - Oscar Wilde -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo