terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

30 de junho vai ter mais um segundo


O movimento de rotação da terra está a abrandar ligeiramente, tornando necessário acrescentar um segundo extra aos relógios. 

elfandarilha.blogspot.com.br

Chama-se "segundo intercalar". O segundo intercalar vai permitir que os nossos relógios não se adiantem em relação à rotação do planeta.
Isto porque a duração do "segundo" na escala do Tempo Atômico é constante e atualmente é mais curta do que a do "segundo" da rotação da Terra, uma vez que a rotação completa da Terra dura cada vez mais tempo.

Até aqui não há problema. Mas os computadores oferecem resistência, isto porque os seus sistemas operativos não conseguem lidar com a situação. Na prática, em vez de se passar das 00:59.59 para a 1:00.00 da manhã, é adicionado um segundo nas 00:59.60.

Os segundo intercalados são geridos pelo International Earth Rotation Service (IERS), que este ano anunciou que o dia 30 de junho de 2015
será um segundo mais longo, o 26º segundo de avanço desde 1972. 

A última iniciativa similar, em 2012 colocou abaixo o browser Mozilla e a rede social LinkedIn, entre outros, esperando-se novos problemas na internet.
Para se ter uma ideia das consequências práticas deste acerto, o “segundo intercalar” de 2012 provocou atrasos em 400 voos na Austrália, os computadores deixaram de funcionar, obrigando à verificação manual dos sistemas. Browser Mozilla e páginas tais como o LinkedIn, Reddit, Yelp e Foursquare, também sofreram problemas.




* Não há poder maior no mundo que o do tempo: tudo sujeita, tudo muda, 
tudo acaba. (Sermões) Pe António Vieira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.