quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Cultura inútil, para puxar conversa



Antigamente as conversas eram desbloqueadas com perguntas de será que vai chover? Como ficará o tempo para amanhã? soube que ...? Hoje já podemos contar com informações do tipo é cultura, mas a quem será que interessa?


Para iniciar e aproveitando  que a data natalina aproxima-se uma informação, 
ainda que não de grande utilidade, sobre Papai Noel.

Sabia que o Papai Noel nasceu na Turquia?


Já ouviu falar de São Nicolau? É o santo que está na origem da história do Papai Noel e que na realidade tinha o nome de São Nicolau de Mira, ou Taumaturgo. Nasceu em Patara no final do séc. III e morreu no ano de 342.
O seu milagre mais conhecido foi o de ressuscitar crianças; eram também famosas as suas ajudas monetárias muito generosas aos pobres. Lendas como estas acabaram por fundamentar um mito em volta da sua figura, que lançou as bases para a criação do atual Papai Noel. São Nicolau é ainda o santo padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega.

As saquetas de chá foram inventadas por acaso?

Não houve nenhuma ciência por trás desta invenção, apenas um erro. Em 1904 o empresário nova-iorquino Thomas Sullivan enviou encomendas de chá, com porções divididas em sacos de seda, aos seus revendedores. Estes puseram-nas à venda desta maneira e os clientes usaram os sacos por engano para fazer as infusões, sem retirar o chá. O sucesso foi tão grande, que Sullivan foi obrigado a começar a vender chá dentro destes pequenos saquinhos.

Um Papa escreveu a mais conhecida novela erótica do século XV

Aeneas Sylvius Piccolomini – este nome diz-lhe alguma coisa? Para a história ficou conhecido por Pio II (entre 1458 e 1464), um papa que só começou a ter juízo antes de ser ordenado padre. Antes disso, Aeneas era muito conhecido pelos seus livros eróticos, especialmente The Tale of the Two Lovers. Este best seller foi escrito em 1444, mas apenas seria impresso e publicado pela primeira vez em 1467 (Colónia, Alemanha). Ainda hoje o livro pode ser encontrado à venda. Tem aqui uma versão on-line.


Sabia que quando o filme Star Wars estreou nos cinemas, ainda havia sentença de morte por guilhotina na França?

Parece mentira, mas França só aboliu a pena de morte em 1981. Contudo, o último executado, ainda por uma guilhotina, foi o tunisino Hamida Djandoubi, por ter torturado e assassinado uma mulher (em Setembro de 1977). Star Wars – A New Hope, o filme de Gorge Lucas, que vai regressar com o seu sétimo episódio em Dezembro de 2015, chegou aos cinemas a 27 de Maio de 1977.


1498 


Data do aparecimento da primeira escova de dentes na China. No entanto a escova era feita de pelos de porco, mas mais tarde foram substituídos por pelos de cavalo. Só em 1938 se inventaram as escovas de nylon que usamos hoje em dia.



O corpo humano é formado por 70% de água


Que corresponde a metade do nosso peso. No organismo, a água transporta alimentos, resíduos e sair minerais; lubrifica tecidos e articulações; conduz glicose e oxigênio para o interior das células, e regula a temperatura.



A American Airlines economizou € 40.000,00 em 1987

Eliminando uma azeitona de cada salada servida na primeira classe. 

- Vou eliminar pequenas coisas aqui em casa, claro que não alcançarei o feito da Airlines, mas não custa tentar!!!





* A ironia atinge apenas a inteligência. Inútil desperdiçá-la com os que estão longe do seu alcance. Contra estes ainda não se conseguiu inventar nenhuma arma. A burrice é invencível. - Mario Quintana -



2 comentários:

  1. Cultura inútil é muito bom para iniciar conversas, quebrar o gelo.

    Achei muito interessante as informações acima, algumas já conhecia, outras não.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas são úteis realmente. Há ocasiões que os assuntos não aparecem por mais que nos esforcemos.

      Abraços, obrigada

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.