quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

A política brasileira vive num relacionamento sério com a corrupção



Não foi por falta de avisos


Após a autorização dada à presidente da República para que descumpra a lei, resta-me perguntar: Legislativo qual é sua obrigação?


Percebo que a lei está para a cúpula, podendo ser alterado por eles quando bem entender conforme suas necessidades. Fizeram a constituição, mas os artigos dão total poder a quem dirige o país. Assim, mesmo tendo o voto democrático, depois que estão no poder, fazem o que bem entendem.


Sim, o povo é o culpado, como disse alguém, e eu sou povo, mas não sei como mudar o povo, nem sei o que deve ser feito para que o povo entenda de uma vez por todas que sem sua participação esse país do faz-de-contas não mudará. Os últimos episódios que pudemos assistir ao vivo, deixa claro que a política brasileira vive num relacionamento sério com a corrupção. Alguns Senadores demonstraram coragem e ousadia, mas palavras voam ao vento, passam, e ao final tudo fica por isso mesmo. Se alguém tiver uma fórmula mágica, imediata, efetivamente eficaz que dê a conhecer, eu já cansei de acreditar, há muito tempo.


Nas ruas a bolsa é dada sem resistência para que se possa preservar a vida do transeunte acometido subitamente pelo tresloucado ladrão. Nas eleições o que se vende aos grandes donos do poder é a própria governação assim como a edição de leis e atos dos seus interesses, não infrequentemente suspeito, porque muitos assemelham-se à patifaria deslavada do crime organizado.


E vamos nós ... Saudoso Rui Barbosa estava com a razão: 

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."





* A diferença entre uma democracia e uma ditadura é que numa democracia você pode votar antes de obedecer ordens. - Desconheço a autoria -




4 comentários:

  1. Infelizmente a política brasileira vive um relacionamento sério com a corrupção desde 1500... E cada vez fica pior.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aperfeiçoam-se de forma surpreendente.

      Obrigada pelo comentário

      Excluir
  2. E isso vem desde o tempo do Brasil colônia. Não é nada recente, ao contrário, mais antigo que República e Império. Acho que o mundo inteiro sofre desse mal e maior ou menor grau. O que vemos hoje, são os fatos sendo denunciados e investigados. Antigamente era tudo abafado e ficava por isso mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu honestamente espero que o fato de estar escancarado contribua para uma maior penalização por parte do judiciário, se assim não acontecer, vai de mal a pior.

      Obrigada pelo comentário.

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.