quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Não podermos acordar um sonâmbulo, é lenda




Fala-se em ataque cardíaco, mal súbito, isso é mito. O máximo que pode acontecer ao sonâmbulo, caso ele seja acordado durante uma crise de sonambulismo é um belo susto. Sim, acordá-lo quando estiver andando pela casa não é muito diferente de despertar alguém que esteja dormindo na cama. 


Segundo o neurologista Luciano Ribeiro, do Instituto do Sono da Unifesp "Durante a crise de sonambulismo, a pessoa sai do estado de sono profundo, mas não fica totalmente consciente". O sonâmbulo ativa suas funções motoras durante o sono, explica Luciano Ribeiro. Mas isso ocorre antes de ele entrar na fase REM (sigla em inglês) para movimento rápido dos olhos, o período em que as pessoas mais sonham. "Apesar da atividade, sua consciência permanece adormecida."


A consequência disso é que a pessoa levanta-se, abre a geladeira, janelas, muda móveis de lugar. Pode inclusive sofrer um acidente, como rolar escada abaixo ou tropeçar. Convém reconduzir o sonâmbulo até a cama sem despertá-lo. Se não conseguir, acorde-o sem qualquer receio. Afinal entre levar um susto e um eventual acidente, opta-se sempre pelo primeiro.


Apesar de não haver mal algum em acordar o sonâmbulo é importante ressaltar os cuidados a serem tomados pela família ou o próprio. Guardar objetos cortantes e perfurantes, trancar portas e janelas e evitar qualquer situação que possa causar perigo à pessoa no momento em que ocorra o episódio.



* Minha coragem foi a de um sonâmbulo, que simplesmente vai... 
- Clarice Lispector -


Um comentário:

  1. Sempre ouvi isto e sempre acreditei que não podia acordar. Acreditei até este exato momento, agora não mais, simplesmente um mito.

    Abraço.
    Andreia
    http://detransimulado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.