sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Doçuras ou travessuras? Dia das bruxas



A cada ano, o último dia do mês de Outubro marca um feriado cheio de doces, fantasias e festas: Halloween


Crianças de todas as idades vão de porta em porta dizendo "doçura ou travessura" para ganhar um doce deleite. O feriado tem suas origens no festival celta dos mortos chamada de " Samhain ". Originalmente, o Halloween não tinha relação com bruxas. 


Se analisarmos o modo como o Halloween é celebrado hoje, veremos que pouco tem a ver com suas origens: só restou uma alusão aos mortos, mas com caráter completamente distinto do que tinha no princípio.


A Irlanda é considerada o "berço" da tradição, os adultos comemoram construindo fogueiras e as crianças andam nas ruas exclamando o famoso "tricks or treats".





Você sabia que a mais antiga forma de uma fantasia de Halloween, de acordo com antigos registros romanos, foram cabeças de animais e peles?



O Livro Guinness de Recordes Mundiais afirma que o tempo mais rápido para esculpir um rosto em uma abóbora foi alcançado por David Finkle do Reino Unido. Finkle conseguiu a proeza em 07 de outubro de 2010, durante as filmagens de um show de Halloween para a BBC em 20,1 segundos.


Você sabia que algumas cidades em os EUA têm nomes temáticos do Dia das Bruxas? Por exemplo: Frankenstein, Assustador, Spook City, Town e Ohio.





Fazer jack-o'-lanternas são uma grande parte do espírito do Dia das Bruxas. Mas você sabia que o primeiro eram feitas de nabos, não de abóboras?


Muitas pessoas acreditam erroneamente que Dia dos Namorados é a data nacional com o maior número de vendas de doces. Mas as estatísticas revelam que mais do que o dobro de chocolates são vendidos para o Dia das Bruxas do que o dia dos namorados. Considere o seguinte: £ 90.000.000 de chocolate são vendidos durante a semana de Halloween e 1,9 bilhões dólar é gasto em doces de Halloween cada ano.

Não há muitas razões para ter medo de Halloween de trajes de vampiro para gargalhadas de bruxa. Mas se você realmente tem um medo, então saiba que você não está sozinho e há uma palavra para descrever a sua condição: Samhainophobia. 





* Quem dera fosse assim: Escondermo-nos atrás de máscaras 
somente no Halloween - Cláudio Cotrim -


Um comentário:

Seu comentário é sempre bem-vindo