terça-feira, 28 de outubro de 2014

Depois da reeleição como será a composição do próximo governo?



Após a contagem dos votos Dilma Rousseff obteve 51,64% dos votos, enquanto Aécio Neves registrou 48,36%. Ganhou o pleito eleitoral a candidata do PT, mas obteve a pior votação da força partidária em eleições desde 2002. Aécio Neves ex-governador de Minas Gerais registrou o maior resultado para o seu partido em igual período, tendo ultrapassado os desempenhos de José Serra e Geraldo Alckmin. O único candidato social-democrata que fez melhor foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em 1994 e 1998.


GOVERNO


Já iniciaram-se as especulações habituais em torno da composição do novo executivo que será liderado por Dilma Rousseff até 2018. No entanto, os analistas entendem que um dos maiores desafios será criar condições para que haja uma boa relação entre o Palácio do Planalto e o Congresso Brasileiro. O professor de Ciências Políticas do Centro Unificado de Teresina Marco Aurélio Bona afirmou ao jornal i que Dilma vai ter menos apoio no Congresso Nacional porque o PT perdeu 18 lugares, tal como o PMDB, partido do vice-presidente, Michel Temer.


Por outro lado, o PSB e o PSDB cresceram nestas eleições. A atual presidente, no entendimento do professor "também vai ter uma oposição qualificada no Senado, este vai contar com Aécio Neves, José Serra e Tasso Jereissati. 

A reforma a que Dilma quer de um referendo já encontra resistência por parte de Renan Calheiros, presidente do Senado.

Em um referendo a população (aqui está o perigo), ratifica ou rejeita uma proposta depois de já ter sido aprovada pelo Congresso ou pelo Executivo, no Plebiscito, os eleitores opinam sobre se a lei deve ou não ser aprovada, antes mesmo de ser levada ao Parlamento. A Presidenta está muito animada mesmo com a resposta das urnas, parece ter certeza do sim em um referendo!

De minha parte estou fazendo marcação na página eleições, não virando a página, pretendendo voltar a ela nos próximos meses, é possível que ainda venhamos a ter alguns pontos a ser discutidos, até já entendi que:

Contra fatos - Com exceção de AC, RO, RR e RJ, estes dois 
mapas explicam todo o resultado da eleição presidencial.


elfandarilha.blogspot.com.br


Não há argumentos


www.elfandarilha.blogspot.com.br



* "Desobediência civil não é o nosso problema. O nosso problema é a obediência civil. O nosso problema é que pessoas por todo o mundo têm obedecido às ordens de líderes e milhões têm morrido por causa dessa obediência. O nosso problema é que as pessoas são obedientes por todo o mundo face à pobreza, fome, estupidez, guerra e crueldade. O nosso problema é que as pessoas são obedientes enquanto as cadeias se enchem de pequenos ladrões e os grandes ladrões governam o país. É esse o nosso problema." 
- General Ramalho Eanes Ex-Presidente, aqui falava em Portugal -



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.